QUAL A ATENÇÃO DISPENSADA AO SEU IDOSO?
Pensamento/ mensagem social
A sociedade envelhece aceleradamente.
Trabalhando há anos assistindo a terceira idade e tudo que nela incide, vendo situações muito tristes de abandono INVISÍVEL( em todas as classes sociais), percebo o quão importante é que toda a sociedade civil, inclusive todas as áreas da Política e da Justiça , tenham o conhecimento do ESTATUTO DO IDOSO em toda sua DIMENSÃO HUMANÍSTICA. E o façam funcionar.
Ele não é ENFEITE. Tem força de lei.
É uma pena que o óbvio tenha que ser escrito para alertar a sociedade sob os Direitos preservados e estendidos dos idosos.
Tenho percebido que há os que SUBSTIMAM as necessidades dos que adentram o tempo.
"Casa, comida e roupa lavada",como diz o jargão conhecido, todos precisamos em todas as fases da existência.
Saúde é condição sine qua non PARA A MANUTENÇÃO DA VIDA. Isso nem se discute!
Estão enganados e desatualizados os que acreditam que as INSTITUIÇÕES DE LONGA PERMANÊNCIA são absolutamente a solução para o idoso, a sociedade e a FAMÍLIA.
ALERTO: Algumas podem ser um grande problema. Bons serviços custam além das possibilidades da grande maioria da população , principalmente nas grandes cidades. Essa área é explorada no mercado, onde há inúmeras instituições precárias, e tantas que nem sempre oferecem bons serviços em assistências gerontológica e geriátrica.
Nosso país está muito aquém de prestar atenção na difícil situação do idoso no Brasil. Precisamos mais do que um ESTATUTO escrito: Precisamos do olhar da sociedade e da FAMÍLIA, como um TODO, para colocá-lo em boas práticas em prol da dignidade das pessoas.
O melhor lugar para o idoso AINDA é o seu lar e o acolhimento da família.