O menino e o lampião

Conta um antiga história que, certa noite, os moradores de uma pequena ilha avistaram um imenso navio vindo em sua direção. Eles não tinham um farol em sua ilha, e não sabiam o que fazer para evitar que o navio acabasse batendo nas rochas e naufragando. Porém, alguns moradores não demonstravam preocupação, eles não achavam que havia um perigo real de um navio acabar batendo na ilha, e mesmo se acontecesse, isso não traria problemas para eles; outros diziam não ter nada a ver com isso e diziam que a responsabilidade de fazer alguma coisa não era delas; com isso um grande debate se iniciou.

Enquanto os adultos discutiam, uma criança pegou um lampião, o acendeu, e ficou o segurando o mais alto que pôde, perto do oceano. Ao ver aquela cena, alguém resmungou: “De que adianta você ficar segurando um lampião? Como se o navio fosse ver essa luzinha minúscula.”

A criança, o olhou e disse: “Eu estou fazendo a minha parte. Pode parecer pouco, eu sei, mas, talvez, se todo mundo pegar o seu lampião também, podemos iluminar essa ilha, e evitar uma tragédia.” Falando isso, voltou-se para o oceano, e esticou o máximo que pôde o seu bracinho.

Todos na ilha se sentiram tão envergonhados. A criança estava certa, se todos fizessem a sua parte, eles poderiam evitar aquela tragédia. E assim, cada um correu para sua cabana, pegou o seu lampião, o acendeu e juntou-se ao menino. Em poucos minutos aquela ilha estava toda iluminada, de tal forma, que o condutor do navio os avistou a tempo de mudar a rota.

Em nossa sociedade, vemos muitos grandes navios (problemas) vindo em nossa direção; contudo, muitas vezes, achamos que a responsabilidade de fazer algo não é nossa, que não temos nada a ver com isso. Mas a solução para cada um desses problemas começa por mim, e por você, por cada um de nós.

> O combate ao coronavírus começa com cada um usando máscara, mantendo o distanciamento, não espalhando fake news, e saindo só quando preciso...

> O combate à corrupção começa com o simples ato de não furar a fila, de devolver o troco recebido a mais, de não vender o seu voto...

> O combate à fome começa com o simples ato de não desperdiçar alimentos.

> O combate ao abandono de animais começa com o simples ato de castrar os animais, de preferir adotar do que comprar...

E assim, o combate a tantos outros grandes problemas começam com simples atitudes. Pode parecer pouco, eu sei. Mas se cada um pegar o seu lampião (fizer a sua parte), nós podemos fazer uma grande diferença!!!

Pense nisso.

Taiane Mariele Schroder
Enviado por Taiane Mariele Schroder em 21/08/2020
Código do texto: T7042642
Classificação de conteúdo: seguro
Copyright © 2020. Todos os direitos reservados.
Você não pode copiar, exibir, distribuir, executar, criar obras derivadas nem fazer uso comercial desta obra sem a devida permissão do autor.