Nº20 - Você não sabe!

Querido Unicórnio,

Estou ausente há alguns dias, essa quarentena que não termina, está começando a me causar impactos emocionais. Estou desempregado, e após três recusas diante de um cenário de crise na saúde e na economia, sinto instaurar dentro de mim uma instabilidade. Em momentos de medo, de insegurança, precisamos nos agarrar aquilo que nos traga um pouco de paz e serenidade. Eu tento me apegar à escrita e escrever a você me faz muito bem.

Ainda sobre a crise, o caos e o medo, eu fui pego pela expressão “VOCÊ NÃO SABE!”. Quantas vezes em nossa vida nos deparamos com falas do tipo “isso não é depressão, é preguiça”, “você tem que parar de reclamar”, “tem pessoas que morreriam para ter o que você tem”, “você precisa se esforçar mais”, “esta tudo na sua cabeça”? Vamos diminuir isso, afinal todos tem o direito de falar o que pensam, embora nem todos pensem para falar. Quantas pessoas que você julga importante lhes bombardeiam com esse tipo de frase?

Empatia esta se tornando um ícone histórico. As instituições filosóficas, que se encontrão em extinção, agora formam pensadores contemporâneos, e pelas ruas tropeçamos em psicólogos, psicanalistas, terapeutas ocupacionais com seus diplomas adquiridos em cursos de ead. E a dor do próximo, caso não forneça likes, RT e # virais, se torna apenas mais uma dor. E eu, e você, e toda essa massa continuamos falando e agindo sem sabe o que de fato nosso semelhante passa e precisa.

Eu te lanço um desafio hoje: Procurar Saber. Eu te desafio a voltar a sua pré-infância, a aquela fase do “por quê?”. Quando você vir alguém passando por algo, se despir de todo seu achismo, de seus doutorados, e procurar saber, procurar ouvir. No mundo são bilhões de pessoas passando por tribulações diárias, e enquanto lutam para superar suas dores, são rótulas de toda forma negativa. Eu não quero ser esse babaca que impede que meu semelhante evolua, e você?

Quando você vir alguém chorando, antes de agir, mesmo sabendo o porquê, pense “Você não Sabe!”. Quando você vir um morador de rua, nunca o julgue, apenas pense “Você não Sabe!”. Porque nós não sabemos. Somos seres tão individuais que mesmo dentro de casa não sabemos o que acontece e falamos asneiras.

Gentileza é algo lindo, enobrece quem pratica e envolve de esperança quem é tocado por ela. Sejamos gentis com nosso próximo. Às vezes nunca saberemos o que lhes passa, mas fomos gentis, nós passamos por essas pessoas e fomos positivos. Fizemos o bem sem olhar a quem.

Comece a olhar para o próximo e se despir do que você acha que sabe, e procure saber, conhecer, aprender, não para julgar ou condenar, mas para estender a mão e tentar ajudar.

Lembrem-se de nosso lema:

Viver vale mais que existir.

Ser Resistência.

Ser uma flor teimosa que insisti em florescer em uma selva de concreto.

Com amor, Tiago.