Pandemia Covid-19

Ao amanhece o dia, após uma noite mal dormida, com preocupação de está contaminado ou contaminando seus filhos, esposa, pai e mãe (os idosos) lá está ele, o profissional da saúde mais uma vez, lutando pela vida das pessoas. No anoitecer, a ansiedade de voltar para casa descansar depois de um exausto dia de trabalho em pé o dia todo, geralmente a batalha continua por outras longas 12 horas por falta de funcionários e sem um local de repouso, e então o hospital solicita (exige de uma forma legal) que o colaborador fique de plantão. E então ele fica, para não perder o emprego, não porque gosta de estar lá, ao ponto de largar a família, mais para cuidar, ou salvar a vida de um desconhecido que está muitas vezes em fase terminal de sua vida em um leito hospitalar, porque o coronavirus, pegou ele.

Lá, o profissional da saúde, (mais específico técnicos e auxiliares de enfermagem) eles, estão 100% expostos a agentes infecciosos, bactérias, vírus mortais, a doenças incuráveis, tendo que trabalhar, para manter e cuidar da vida dos pacientes em excelentes condições de recuperação, muitas vezes sem os EPIs adequados aplicam medicação, sem capotes (roupa para evitar contaminação) com agentes biológicos, limpam fezes, limpando as partes genitais, das pessoas, dando de comer e beber, dando uma palavra de conforto ao pacientes, e a seus familiares, passando por preconceitos no ambientes de trabalho entre outras dificuldades. Mais ele está lá, se expondo a tudo isso e um pouco mais a todo momento para cuidar da vida de alguém, mesmo com carga horária de trabalha sobrecarregadas, com ganhos de remuneração baixo sem um piso salarial satisfatório, e sofrendo muitas vezes o desrespeito, tanto maltratado pelos próprios paciente, pelos acompanhante, pela própria instituição onde trabalha. E mesmo a essa situação toda, ainda os governantes acham que são oportumistas e que querem além do que podem.

A pandemia do Covid-19, veio para demonstrar a humanidade, que é necessário ser mais humanos uns com os outros, e ser solidário para que possa vencer a situação, e tudo voltar ao normal. E com essa situação toda, está em exposição as condições precária que esses profissionais vivem, e que merecem respeito, e condições melhores de trabalho e vida.

Então você que esteja lendo isso, respeite mais o profissional de saúde, os auxiliares e técnico de enfermagem, médicos, aos que são recepção, aos da equipe da limpeza, a todos, porque estão cuidando da vida de alguém querido por você, e contribua por essa luta que sempre estiveram, para ter melhores condições para atender e cuidar dos pacientes, que não são impossíveis para uma instituição hospitalar fazer, mais que precisam da ajuda de todos.

Compartilhe, fale, e lute por um auxiliar ou técnico técnico de enfermagem, pois a, sua vida e saúde esta em suas mãos.

Jefte Lima
Enviado por Jefte Lima em 21/05/2020
Código do texto: T6953606
Classificação de conteúdo: seguro
Copyright © 2020. Todos os direitos reservados.
Você não pode copiar, exibir, distribuir, executar, criar obras derivadas nem fazer uso comercial desta obra sem a devida permissão do autor.