Imagem: Google
 

O Dilema

Sem entrar em polêmicas ideológicas, sabemos que o Brasil está em um grande dilema: faz isolamento social ou volta as atividades normais. Realmente, é algo muito delicado e complexo. Uma médica da família veio a óbito em decorrência da Covid 19, na outra ponta o flanelinha ou pastorador de carros desesperado pede ajuda para alimentar a família. Agora, dá para entender perfeitamente bem o dito popular "se correr o bicho pega, se ficar o bicho come".

O sistema de saúde é precário, deficiente, falho, sabemos disso. Porém, não há sistema de saúde por mais organizado que seja que venha a suportar uma alta demanda de pessoas doentes. A comparação é esdrúxula, mas imaginemos uma residência com 10 moradores e um único banheiro e todos os residentes são pegos subitamente por uma diarréia, o que acontece? Por outro lado, a população informal, sem renda fixa ao final do mês e sem ter como buscar o sustento de forma digna vai entrar em desespero e os saques podem vir a acontecer sim, pois a fome não espera. Ah, tem o auxílio do governo, tem as Lives e as doações, as ações das igrejas... mas será que vai chegar para quem realmente precisa? Uma boa parte sim, todavia penso que não chegará para todos, espero estar redondamente enganada.

O Brasil está diante de um grande dilema. Que os nossos gestores encontrem o melhor caminho para solucionar este problema de forma que os impactos sejam os menores possíveis. Oremos!

Alvaniza Macedo.
21/04/2020



 
Alvaniza Macedo
Enviado por Alvaniza Macedo em 21/04/2020
Reeditado em 14/08/2020
Código do texto: T6923727
Classificação de conteúdo: seguro
Copyright © 2020. Todos os direitos reservados.
Você não pode copiar, exibir, distribuir, executar, criar obras derivadas nem fazer uso comercial desta obra sem a devida permissão do autor.