Conforme noticiado pela BBC, o anúncio do Presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, de suspender (temporariamente) a contribuição financeira de seu país à Organização Mundial da Saúde (OMS) - enquanto investiga o papel do organismo internacional na atual pandemia de coronavírus - materializou-se ontem (14.abr.2020).

Fruto do pós Segunda Grande Guerra Mundial, a missão precípua desse organismo internacional consiste em - supostamente - garantir a todas as pessoas o mais elevado nível de saúde. Terá a OMS - efetivamente - cumprido com o esperado e desejável papel?

Integrantes do Governo Trump acusaram a OMS de ter cometido erros no tratamento da pandemia. Alegam que a instituição apoiou o plano de ação do governo chinês, subestimou o vírus e não o pressionou o suficiente em busca de informações.

 
Disse Trump: "Instruo meu governo a interromper o financiamento enquanto uma investigação está sendo conduzida sobre o papel da OMS na má administração e encobrindo a disseminação do coronavírus [...]. A OMS falhou em seu dever principal e deve ser responsabilizada [...]. Muitos países disseram que escutariam a OMS e agora têm problemas".

Trump já havia acusado a OMS de colocar o "politicamente correto" acima de sua tarefa de salvar vidas. A transparência chinesa no trato com a pandemia foi amplamente criticada pelos Estados Unidos.

Estima-se que os Estados Unidos sejam responsáveis pelo importe de 15% de todo o financiamento da OMS. É o país que mais contribui, na ordem de US$ 400 milhões por ano. Não obstante, conforme amplamente noticiado pelas mídias, tornou-se o país com mais mortes no mundo por coronavírus.  Compreensível, pois, a decisão do governo americano. Sim ou não?


Referência
https://www.bbc.com/portuguese/internacional-52302892

 
Professora Ana Paula
Enviado por Professora Ana Paula em 15/04/2020
Reeditado em 15/04/2020
Código do texto: T6918385
Classificação de conteúdo: seguro
Copyright © 2020. Todos os direitos reservados.
Você não pode copiar, exibir, distribuir, executar, criar obras derivadas nem fazer uso comercial desta obra sem a devida permissão do autor.