CORONAVÍRUS - O QUE É ESTATÍSTICA E PARA O QUE SERVE?

Resumidamente a Wikipédia ensina:

- A estatística é uma ciência que se dedica à coleta, análise e interpretação de dados.

É uma ciência que depende de outras, principalmente da matemática.

A interpretação de dados em estatística depende muito das série histórica que se está analisando, assim a conclusão de hoje, pode não ser valida amanhã, mas mesmo assim ela deve ser compreendida e respeita.

Fica bem difícil de ser entendida pelas gerações, que passaram de ano por insistência e por aqueles que odeiam a matemática. O que dizer então da legião que nem passou da quinta série?

Diariamente vejo pessoas comparando o coronavírus com a dengue, tratando de números absolutos, sem nem sequer se aterem a unidade mais comum das desgraças, que é de tantos casos para 100 mil.

Embora a quantidade absoluta de mortos pelo coronavírus não seja tão significativa assim, mas relativizando-a por 100 mil habitantes, ela se transforma assustadoramente, 3.400 mortes dentre os 100 mil infectados, enquanto a dengue apresentou em 2019 45 mortes por 100 mil casos.

No Brasil em 2019 foram 1.489.457 infectados pela dengue com 689 mortes, no Mundo foram até o momento, em aproximadamente quatro meses, 3.400, dentre pouco mais de 100 mil casos.

Então numa regrinha de três bem simples, se tivermos 1.500.000 casos, de coronavírus (quantidade dos de dengue), no Brasil, morrerão 51 mil pessoas. Acho que agora está bem desenhado!

É importante que as pessoas não tratem o coronavírus com desdém, pois o desleixo e autoconfiança exacerbada é o começo da desgraça!

Fonte: conceitos - Wikipédia

Números - Agência Brasil.

Raciocínio - aprendizado nas escolas públicas do século passado!

ItamarCastro
Enviado por ItamarCastro em 14/03/2020
Reeditado em 15/03/2020
Código do texto: T6887978
Classificação de conteúdo: seguro