8 de março

Por que 8 de março é o dia da mulher?

Assim como os negros, indígenas e LBGTs, durante muito tempo elas (nós) foram desrespeitas. Corrigindo: ainda hoje (PASMEM) há muitas mulheres desrespeitadas.

Desde a colonização do Brasil, a mulher exercia funções exóticas, degradantes ou desumanas. Foram admiradas, temidas como representantes de Satã e reduzidas a objetos de domínio e submissão.

A sexualidade feminina era abafada, pois ameaçava a segurança social e a ordem das instituições. Segundo a igreja, o homem era superior, ao qual cabia o exercício da autoridade. As mulheres carregavam o peso do pecado original.

Da antiguidade à idade média, os casamentos eram combinados sem o consentimento da mulher.

Até o século XVII, só se reconhecia um modelo de sexo, o masculino, a mulher era entendida como um sujeito menos desenvolvido. A mulher devia gerir a casa, tê-la limpa, cuidar do esposo e dos filhos, ser recatada, ir à missa e ser decente.

Sobre a submissão atribuída às mulheres: “[…] que viva sob uma estreita vigilância, veja o menor número de coisas possível, ouça o menor número de coisas possível, faça o menor número de perguntas possível” (XENOFONTE séc. IV a.C.).

E a história é muito longa.......

Segundo as literaturas, São Tomás de Aquino era radicalmente misógino: para ele, as mulheres eram seres inferiores. O humanista Cornelius Agrippa reagiu ao pronunciamento de Aquino e proclamou a superioridade da mulher no lançamento de um livro.

Em 1791 a francesa Olympe de Gouges lançou a Declaração dos Direitos da Mulher e da cidadã, onde proclamou que a mulher também possui direitos naturais e também deveria participar do poder legislativo, assim como o homem. Por essa luta ela morreu guilhotinada dois anos depois. Só no século XX as francesas tiveram direito ao voto.

Em 1949 a feminista Simone de Beauvoir lançou o livro “Segundo sexo”, criticando a alienação das mulheres e sua submissão aos homens. Em 1963 Betty Fredan lançou nos EUA o livro “A mística feminina”, fortalecendo no mundo todo o movimento dos direitos da mulher. Pressionada, a ONU declarou 1975 como ano internacional da mulher.

No Brasil, em 1932 foi assinado o decreto que assegurava às mulheres o direito de votar.

As histórias de lutas pelos direitos da mulher são imensas e intensas, na maioria das vezes com fins trágicos para as protagonistas, mas com resultados positivos para as demais.

E continuamos lutando, gritando para o mundo que somos capazes, tenazes...

Muitas vezes chamadas de loucas pelo simples de fato de não desistir, SIM, não desistimos.

Somos aquelas que seguem, cheias de coisas a fazer: em casa, no trabalho, no convívio, na vida, mas a persistência é constante.

O homem sempre terá a maior força física, obviamente, mas a força de lutar sempre será nossa.

É por isso que o dia 8 de março é tão intenso. É por nós, pelas nossas buscas, expectativas, esperanças e conquistas.

Feliz dia da MULHER!!!!!

“Dentre as grandes coisas da vida, existe sempre uma mulher.” Perriraz

Fonte:

https://encenasaudemental.com/…/o-papel-da-mulher-da-antig…/

http://pepsic.bvsalud.org/scielo.php…

Tatiane Santos
Enviado por Tatiane Santos em 08/03/2020
Reeditado em 08/03/2020
Código do texto: T6883236
Classificação de conteúdo: seguro