VOSSA SANTIDADE O PAPA?

Penso que os humanos criaram os tais pronomes de tratamento, pela necessidade de separar as pessoas pela importância que ele pensam que algumas tem em relação as demais. Alguns pronomes chegam a ser intimidativos.

Segundo a literatura circulante no saite Soportugues:

- A chamada segunda pessoa indireta se manifesta quando utilizamos pronomes que, apesar de indicarem nosso interlocutor utilizam o verbo na terceira pessoa. É o caso dos chamados pronomes de tratamento.

Isto pouco importa.

Pela convenção o Papa por exemplo deve ser tratado como "vossa santidade", ora, se ele é humano como qualquer outra pessoa, tanto que tem demonstrado através de determinados comportamentos agressivos e de pouco caso com alguns fiéis, como pode ser tratado como "vossa" santidade?

Se fosse tratado simplesmente como senhor, todos entenderiam que ele ainda é de carne e osso e está longe de ser um santo.

Aliás, hoje, como não devo cumprir nenhum protocolo, me dirijo as pessoas que demandam a explicitação que que temos um pouco mais de respeito, somente com senhoria, a maioria são "você" mesmo!

ItamarCastro
Enviado por ItamarCastro em 03/01/2020
Reeditado em 03/01/2020
Código do texto: T6833039
Classificação de conteúdo: seguro