IGUALDADE X EQUIDADE

Igualdade ou equidade? Eis a questão. Dar a todos o mesmo benefício ou dar o beneficio a todos que, de fato, precisam? Ser justo ou fazer justiça?

Por vezes nos deparamos com o famoso dilema: Devo agradar a todos ou devo fazer o que é certo? E na maioria das vezes, optamos por agradar a todos, deixando de lado o que sabemos ser o correto. É válido arrazoar que igualdade se deve ao ato de proporcionar os mesmos benefícios, para pessoas em situações iguais e equivalentes, enquanto que, equidade se dá em decorrência da capacidade de julgar com retidão, imparcialidade e justiça diante de uma situação.

Como você vem agindo em sua vida? Buscando igualdade diante das situações cotidianas ou buscando equidade dentro daquilo que é cabível? Quando se diz: "Aaah, temos que tratar a todos com igualdade!", muitos já se manifestam com grande veemência, dizendo serem a favor de tal ato; mas será mesmo que são? Será mesmo que essas pessoas entendem em qual contexto deve-se usá-la? Será mesmo que elas entendem o quão simplório, o quão papalvo é a igualdade em determinadas situações?

Por outro lado, temos a equidade que pouco é falada, e isso diz respeito ao quão fúnebre é a nossa cultura, ao ponto de usarmos a palavra errada, muitas vezes fazendo o que é certo. Muitas são as vezes que somos justos, usamos a imparcialidade para tornarmos certa situação equitativa, e nós mesmos confundimos aquilo que fizemos. Nunca devemos nos esquecer, o resultado de ambos é o mesmo, o modo de fazer que é diferente.