O último dia do ano

ULTIMO DIA DO ANO

Hoje é o último dia do ano. O último dia do ano é apenas mais um dia. Hoje o movimento de rotação da terra será igual aos outros. O sol amanhecerá em São Paulo por volta das 5 da manhã e escurecerá às 18 horas. As pessoas, as que chegarem vivas no outro dia, que será 2020, continuarão as mesmas, com as mesmíssimas aflições e manias de sempre. Apesar dos votos de mudanças e esperanças para um ano próspero, a vida continuará a mesma de sempre e apenas nós estaremos mais velhos... e o mundo e as relações humanas continuarão temperadas de suas contradições – de suas doçuras, alegrias, frustrações. No ano que vai entrar novas amizades poderão nascer; outras irão acabar. Pessoas virão, pessoas se irão. Alguns continuarão...

Nesse ano que começa amanhã, o amanhã virá. O comércio, por ser primeiro de janeiro não abrirá as portas... teremos algumas festividades nas famílias... algumas confusões, acidentes de trânsito e homicídios... e sorrisos também...

No fim, o que temos é apenas a passagem do tempo que nos devora, ainda que soltemos fogos. Teremos apenas a mesma normalidade que virá, ainda que as roupas brancas prenunciem paz de espírito. As relações rompidas pelas atitudes passadas não se curarão só com um abraço ou votos de prosperidade... o desemprego não baixará apenas por um vestido amarelo ou por sete ondas na praia. No fim, o planeta continuará girando porque nunca dependeu de nós...

enquanto nós... com a nossa mania significar tudo... leremos jornais... consultaremos horóscopos... esperaremos o próximo feriado... torceremos pelo aumento do salário mínimo... seremos consumistas... postaremos nosso tédio nas redes sociais... e depois do dia 1 virá o dia 2 e 3 e 4... porque isso tudo é humano... é o ser humano tentando se pôr entre o universo...

E o que fazer para não cair num niilismo exacerbado?

Bem, não acho que a opinião de um rapaz de 29 anos valha alguma coisa... escritores jovens não são os mais confiáveis, mas se posso oferecer um bom conselho é: viva a vida sabendo que ela não está sob o seu controle, relacione-se sabendo que o outro é outro, espere, mas não cobre ao mundo suas expectativas, planeje, faça o que der, mas não seja imprudente até porque, para o bem ou para o mal, o amanhã pode vir...

e nesse amanhã... já se foi mais um ano.