MENOS EU, MAIS ELE: QUE DEUS PREVALEÇA EM 2020!
Dois mil e dezenove definitivamente entrou para a história. Creio que não será possível esquecê-lo tão facilmente e falo especialmente em relação à minha experiência pessoal. No Brasil, onde se costuma dizer que tudo termina em lama, sobretudo na política, deu-se exatamente ao contrário: tudo começou em lama! Uma barragem em Brumadinho, MG, arrebentou-se e dizimou tudo o que estava em seu redor, deixando muita destruição e centenas de vidas ceifadas; a maior tragédia ambiental do país! Muito triste!
Antes disso, porém, há de se memorar um acontecimento feliz: a posse do Presidente Jair Messias Bolsonaro! Anteriormente a que Brumadinho se tornasse um mar de lama, Bolsonaro ascendia ao maior cargo da República representando a esperança depositada nas urnas por milhões de brasileiros. Depois de 16 anos de suplício, finalmente a alternância de poder! Depois de anos e anos de PT, corrupção, desvios de dinheiro, aparelhanento da máquina estatal e muita enganação, finalmente daríamos uma guinada com base em uma perspectiva totalmente nova. Do meu ponto de vista, porém, tudo isso seria apenas detalhe.
O evento mais trágico da minha existência ainda estaria por vir: ainda em janeiro a minha amada mãe foi diagnosticada com uma neoplasia maligna já em fase avançada com metástases, o que deu início a um momento de grande sofrimento dela, meu e dos familiares e amigos mais próximos. Iniciou-se, pois, uma verdadeira batalha pela manutenção da vida, que, porém, seria encerrada em um curto espaço de tempo. Entre o diagnóstico, o tratamento e o encerramento de uma existência passou-se praticamente tão somente um mês. Dia 12/02/2019 a minha mãe foi chamada por Deus a acompanhá-lo à morada eterna, desligando-se desta vida terrena. Foi o momento mais difícil da minha jornada existencial! Como é duro despedir-se de uma mãe, especialmente uma tão dedicada e amorosa como a minha!
Contudo, se há a hipótese de existir um consolo, alguns pontos atendem a tal pressuposto. A proximidade que tínhamos fez com que aproveitássemos intensamente os 26 anos em que estivemos juntos, de modo que não guardo arrependimentos de ter deixado de fazer algo por ela ou com ela; nós vivemos tudo o que podíamos viver um com o outro! O outro ponto é a fé: mesmo com todas as atribulações, a minha querida mamãe deu a todos o maior testemunho de fé que eu jamais havia presenciado, qual seja, a fé em Jesus Cristo! Tudo estava desmoronando e ela se mantinha serena, dizendo-se preparada para despedir-se desta terra porque “Jesus está comigo!”; ou seja, nada mais importava, porque o Cristo a circundava, Ele a preenchia e esvanecia por completo todo o revés que ela vivia! Tudo se torna pequeno e pouco importante diante do Rei dos Reis!
Aliás, falando em Jesus, partindo já para o final do ano, um fato a ser destacado é um pífio especial de Natal do grupo “Porta dos fundos” lançado em parceria com a Netflix que zomba do Salvador e de todos os seus seguidores exatamente na festa que celebra o acontecimento que foi um divisor de águas na história da humanidade (bastando lembrar que estamos no ano de 2019 depois de Cristo): o nascimento do Menino-Deus na gruta de Belém. Tal escárnio travestido de humor é apenas uma demonstração pequena de todo o torpor que lamentavelmente acomete grande parte da sociedade doente, imoral e de pouco relevo intelectual que ganhou voz nos meios de comunicação e produções artísticas do nosso país. Lembro aqui a frase do próprio filho de Deus em seu leito de Páscoa: “Pai, perdoa-lhes! Eles não sabem o que fazem!” (Lc 23, 34). Definitivamente, não há nada engraçado sobre o que estamos falando!
Este texto (e o ano) vai chegando, pois, ao fim; a vida, porém, continua e tem que ser assim! E diante de uma perda tão significativa como a que eu experienciei em 2019, dois ensinamentos essenciais prevalecem para o ano que vem: ame enquanto é tempo! Não espere perder para reconhecer o valor! Tudo é muito breve, a vida passa sem que nos demos conta e não é prudente adiar para o dia seguinte o que é possível fazer agora, afinal, ele pode nunca chegar! O segundo, e essencial: tenha fé! Acredite em Deus, confie todos os seus fardos a Cristo, confie-se inteiramente à Providência divina e à intercessão de Maria, nossa Mãe Santíssima, de quem nunca seremos órfãos! Como eu dizia, a vida passa, mas Deus e o que é de Deus permanece! Confiando a nossa existência ao Pai não tenho dúvidas de que um dia nos encontraremos juntos na morada eterna! Que Deus tenha misericórdia de todos e nos abençoe neste ano que iniciar-se-á! Que nós nos esvaziemos e permitamos que Ele prevaleça! Muito obrigado 2019! Muito bem vindo 2020! Feliz ano novo!