Educação
Você pode estar lendo esse texto na tela mais sofisticada do mais avançado computador, ou numa simples folha de papel; pode residir numa casa comum ou num ambiente de alta tecnologia; pode consumir alimentos naturais ou transgênicos; pode comunicar-se à moda antiga, ou via satélite, se locomover de carro, trem, avião e até mesmo de espaçonave; você pode ter uma profissão mas humilde ou ocupar o posto de maior relevância. Você pode tantas coisas! ...
Mas por trás de tudo isso, existe um profissional, uma profissão, que sem exagero, podemos considerar como a mãe de todas as outras. A civilização existe por que, alguém aprendeu algo e passou adiante, esse aprendiz aprimorou o conhecimento adiquirido e repassou para outros, multiplicando o saber. Assim: das primeiras letras aos algoritmos mas complexos. Todos nós precisamos de um professor. É, um professor, esse cidadão que ensina a aprender, esse trabalhador cada vês mais desprestigiado, desrespeitado... No entanto: se alguém permanece analfabeto, é por falta de professor em sua vida, e por falta de educação, vivemos num país violento e ignorante. Com menos escolas e mais presídios, com discursos de mentira e desditas de verdade.
Não só no dia do professor, mas em todos os dias precisamos pensar com cuidado e carinho nos nossos queridos mestres, eles possuem a senha para um futuro melhor, o código para mudanças reais, a fórmula para uma efetiva cidadania: educação!
Sociedade torta,
Salva a escola quase morta!
Dá respeito ao professor!
Tarefa difícil,
O ensinar a aprender,
Mas é esse o oficio,
De quem semeia o saber.
Sociedade inculta...
Num país sem cultura,
De ignorância endêmica,
Educação é a cura,
Dessa inconsciência congênita.
Sociedade inconseqüente...
Na nação da bola e do rebolado,
Ninguém pode se dizer enganado,
A burrice é crônica!
Basta ver da urna o resultado.
Vamos deixar de hipocrisia!
Educar é a única via,
Para dar a pátria salvação.
Mas adestrar ao voto errado
O povo mal educado,
É a grande armação.
Chega!
Vamos dar ensino de verdade!
Dignidade ao professor,
Basta de deslealdade,
Viva o educador!