Imagem: Google
Filosofia, Política e Religião
"Governar acorrentando a mente através do medo de punição em outro mundo é tão baixo quanto usar a força."
(Hipátia de Alexandria)
Sugiro aos nobres leitores que assistam ao filme épico Àgora.
O filme Ágora nos trás uma visão de como a religião tem sido usada para se ter o domínio do poder do Estado. Aborda a questão do livre pensamento e a dinâmica entre ciência, politica e religião. Também, apresenta a filosofa grega Hipátia do Egito Romano, considerada a primeira mulher documentada como Matemática.
A decadência do Império Romano e a ascensão do Cristianismo possibilitaram a destruição da Biblioteca de Alexandria, afinal o conhecimento cientifico e a livre forma de pensamento constituíam ameaças reais aos preceitos religiosos daquela sociedade, assim como a dominação das massas pela alienação do ato de pensar.
O mais interessante, é a forma como os escritos bíblicos são interpretados e repassados a população. No filme, estamos em 391 D.C e, hoje, vemos que em pleno 2019, século 21, a tática continua a mesma para manter populações de países inteiros sob o julgo de ditadores e hipócritas.
Hipátia de Alexandria foi assassinada por uma multidão de Cristãos, a pedradas, por não aceitar a religião Cristã (filme); seria um tipo de adultério religioso? Estranho que o Cristo livrou Madalena de tal feito, ao afirmar: "quem nunca pecou que atire a primeira pedra." Mas, eram as leis da época. E pelas leis quem cometia adultério (ambos os pecadores) deveriam ser mortos, o que não aconteceu com Madalena que foi levada só para a sentença, o que podemos inferir que tenha cometido um adultério religioso.
Enfim! O que importa é que a religião não deve ser usada como meio de dominação do homem pelo homem. Que a ciência tem sua própria razão e sempre será a luz do progresso da humanidade e a política deve estar separada dos dogmas religiosos, pois a sociedade é um todo constituído de varias formas de pensar e agir.
Alvaniza Macedo