Imagem: Google
 
 
Mercado Financeiro - Aventura
 
Recentemente, decidi estudar o mercado financeiro brasileiro e, por conseguinte, a bolsa de valores. É um universo novo, fantástico, pitoresco e repleto de armadilhas. Ficamos horas e horas diante da tela de um computador numa cumplicidade total com o mesmo, rs; analisando o melhor momento de entrar com uma operação. Estou encantada com este novo mundo que estou descobrindo, mas um tanto entristecida por nosso País não ter uma cultura sobre educação financeira para os nossos jovens. É lastimável que um ambiente de muito aprendizado e riscos (também) seja usado por poucas pessoas.

Não existe dinheiro fácil. Várias pessoas me procuram oferecendo isto ou aquilo com ganhos exorbitantes; faço apenas rir. Afinal, se tem uma lição que meus pais ensinaram-me muito bem é: cuide de seu próprio dinheiro, jamais seja fiador de ninguém e "só vista uma camisa que você pode abotoar." O mercado financeiro é uma aventura, mas não é para aventureiros - estes quebram logo a banca. É uma aventura pois exige dedicação, paciência, disciplina e muito controle emocional; num dia você perde, no outro você ganha.

Existe também, muitas pessoas que começam a operar e já se acham os donos do conhecimento; passam a vender cursos, viram Youtubers e prometem o céu. Cuidado! Não é por aí... É preciso filtrar muito bem quais canais são confiáveis e quais cursos realmente vão nos ajudar na construção do nosso conhecimento.

Por fim, é possível ganhar dinheiro na bolsa de valores, todavia esforços e disciplina são essenciais para o sucesso da tal empreitada. Em qualquer situação da vida acredito que "não existe dinheiro fácil", a não ser para os que acertam na loteria ou os que exercem algum tipo de ilícito penal.
 
Alvaniza Macedo
06/12/2019