> O que é humildade?

Humildade é ter um conceito equilibrado de si mesmo, sem buscar honra para si. A humildade é o contrário do orgulho. A pessoa humilde agrada a Deus (Romanos 12:3). A Bíblia ensina que os humildes serão honrados por Deus. Jesus foi um grande exemplo de humildade, fazendo sempre a vontade de Deus (Filipenses 2:5-8). Vejamos o que Deus diz sobre a humildade.

Caraterísticas da pessoa humilde:

Agradece a Deus – a pessoa humilde sabe que todos os seus talentos e sucessos vêm de Deus; o humilde trabalha e se esforça, mas nunca se esquece é Deus quem lhe dá a vida e todas as coisas melhores que têm, por isso é grato a Deus por tudo.
 
Aceita que faz erros – a pessoa humilde reconhece que não é perfeita nem faz tudo certo; não fica cheia de orgulho por se achar melhor que os outros, mas pede ajuda a Deus para superar suas limitações.
 
Pede desculpa – quando reconhece seus erros, o humilde tenta consertar a situação, pedindo desculpa a Deus e a quem machucou; põe seus relacionamentos acima de seu orgulho (Tiago 4:8-10) • Entende que precisa de Deus – a humildade ajuda a ver que toda a vida e todo o sustento vêm de Deus; o humilde sabe que precisa de Deus em todos os momentos da vida, não apenas nas situações mais difíceis.
 
Não procura glória – a pessoa humilde não faz as coisas para ganhar tratamento especial nem para parecer melhor que outras pessoas; faz o que é certo porque é certo, não porque vai parecer “santo” (Mateus 6:2-4) Procura servir – o humilde não vê Deus e os outros como um meio para conseguir o que quer; o humilde quer obedecer a Deus e ajudar os outros, mesmo quando a tarefa parece ser humilhante (Mateus 20:26-28).

Ama e respeita outras pessoas – a pessoa humilde reconhece o valor de cada pessoa; sabe que Deus ama todos e que não é melhor que ninguém aos olhos de Deus; não vê problema em ser amigo de pessoas diferentes ou de classe mais baixa que a sua (Romanos 12:16).

O exemplo de Abraão
Quando Deus ordenou que o patriarca se afastasse de sua família e fosse para um lugar distante, ele obedeceu prontamente (Gênesis 12). Foi a primeira vez que ele ouviu a voz de Deus. Ele não sabia quem era Deus. Abraão estava no meio de um povo pagão. Ele já estava muito bem enraizado naquela terra. Já tinha seus costumes, cultura, deuses, zona de conforto. Então, vem uma voz que ele nunca tinha ouvido e diz para ele ir a um lugar que ainda seria mostrado. Qual de nós teria obedecido essa voz? Era necessário ser muito humilde para isso.

O exemplo de Zaqueu
Ele também mostrou ter essa mesma característica. Pois, ele recebeu o Senhor Jesus alegremente em sua casa e decidiu se reconciliar com o Mestre. Por sua vez, o Filho de Deus afirmou: “E disse-lhe Jesus: Hoje veio a Salvação a esta casa, pois também este é filho de Abraão.” Lucas 19.9 Sobre esse trecho bíblico vamos analisar. “Por que o Senhor Jesus o chamou de ‘filho de Abraão’, sendo que Zaqueu era um ladrão, que enriqueceu às custas dos outros? Foi porque ele teve humildade de espírito. Para um homem rico subir em uma árvore com o intuito de ver o Senhor Jesus passar, isso é se expor ao ridículo. Mas ele não queria saber o que os outros iriam pensar. Ele só queria ter um contato com o Senhor Jesus.”

Há muitas características que definem uma pessoa que se submete a Deus, mas uma das principais é a humildade. Com a ajuda de Deus, podemos aprender a ser humildes. Podemos mudar nossas atitudes para ter mais humildade e que DEUS seja louvado.


 
Glaucia Amaral
Enviado por Glaucia Amaral em 22/11/2019
Reeditado em 22/11/2019
Código do texto: T6800973
Classificação de conteúdo: seguro
Copyright © 2019. Todos os direitos reservados.
Você não pode copiar, exibir, distribuir, executar, criar obras derivadas nem fazer uso comercial desta obra sem a devida permissão do autor.