4ª FAMÍLIA - SÉRIE: CINCO FAMÍLIAS QUE DERAM BONS EXEMPLOS

SÉRIE: CINCO FAMÍLIAS QUE DERAM BONS EXEMPLOS

Devocionais Sobre Família – 25|Jul|2019

4ª - Família de Moisés – União e Liderança

................

A Bíblia nos relata alguns homens que começaram bem e terminaram mal; começaram mal e terminaram bem; começaram bem e terminaram bem; começaram mal e terminaram mal. Ou seja, falamos de homens que ainda que tenham começado mal a sua caminhada terminaram bem. No meio do caminho tinha uma pedra, mas esta pedra não os impediu de passar, uns a tiraram e outros a pularam. O final é que importa, desde que eu aprenda e no caminho meus valores venham a ser aperfeiçoados, melhorados e tratados.

.

Moisés foi este homem, que mesmo não começando da forma como gostaríamos, casou-se com Zípora e com ela teve dois filhos: Gérson e Elieser (Êxodo 2:22; 18:4). Um homem que nos trás lições maravilhosas:

1. Moisés não hesita em ouvir o chamado de Deus. Em Êxodo 3, Moisés vê a sarça ardente e diz: “Agora me virarei para lá, e verei esta grande visão, porque a sarça não se queima” - (Êxodo 3:3).

2. Moisés um homem humilde em suas fraquezas. Quando ele foi chamado por Deus, ele disse: “Ó meu Senhor, eu não sou eloquente, nem outrora, nem depois que falaste a teu servo; Mas eu sou pesado de boca e pesado de língua” - (Êxodo 4:10).

3. Moisés um grande líder.

.

Mas ninguém faz nada sozinho, quando Moisés aceitou o seu chamado sabia que sua família o acompanharia e que ela estaria do seu lado. Quando reconhece a sua fraqueza é lembrado por Deus de que tinha seu irmão Arão para falar por ele, pois estaria indo no nome do EU SOU.

.

Entretanto, o momento mais emocionante da vida de Moisés está em quando ele pensa estar sozinho, qual líder não se sentiu assim um dia? Mas, logo que se sentiu assim viu seu sogro - a outra parte da família -, lhe orientando dizendo que ele não pode fazer todo o trabalho sozinho e tem que aprender a pedir a ajuda de outras pessoas que são fiéis. Quando Jetro, sogro de Moisés, chegou a seu acampamento notou que Moisés tinha que ouvir e mediar todas as disputas entre as pessoas. Jetro disse que ele precisava compartilhar essa responsabilidade com os outros ou ele iria se esgotar (Êxodo 18). Moisés seguiu este conselho e tornou-se um líder que conseguia UNIR famílias e LIDERAR homens.

......................

“Minhas Palavras, meu Púlpito”