Benzedeiro & Benzedeira

Benzedor & Benzedeira

No nosso pequeno estudo iremos falar sobre os benzedeiros(a), o quanto o povo peca quando procura essas pessoas para fazerem as suas petições relacionadas em particular com a cura das enfermidades. De maneira que o tema tem sido combatido constantemente entre os cristãos Católicos e Evangélicos; porque em ambos não é permitido essa prática tendo em vista que é abominação diante de Deus.

Isaías 8:19

Quando, pois vos disserem: Consultai os que têm espírito familiares e os adivinhos, chilreiam, e murmuram: Porventura não consultará o povo de Deus? A favor dos vivos consultar-se-á aos mortos?

No versículo mencionado irei tomar posse apenas de uma palavra “Chilrear” que é falar livre e animadamente, produzindo sons indistintos. Que é ação rotineira por todos benzedeiros(a); sendo percebido durantes as suas rezas uma vã repetição em sussurros, parecendo que está chamando os gatos da casa.

Quanto a esse grupo tradicional de benzedor(a) podemos relatar que a sua origem está firmada no amazonas brasileiro e sendo implementado no elementos sincréticos do culto afro que tem a sua sede no estado da Bahia.

Por sua vez o ser humano deve compreender que a cura do corpo e alma está fundamentada em Jesus Cristo.

Isaías 53:5

Mas Ele foi ferido por causa das nossas transgressões, e moído por nossas iniquidades; o castigo que nos traz a paz estava sobre Ele, e sobre as suas pisaduras fomos sarados.

O sacrifício propiciatório de Jesus Cristo na cruz do calvários nos reconciliou com Deus, que foi outorgado para toda humanidade a cura das enfermidades. Basta crê e sendo a vontade de Deus, acontecerá uma cura das doenças; e em outros casos o Senhor deixou a medicina e às medicações como um evento no âmbito biológico.

Mas havendo um intervenção Divina, o ser humano pode pôr em prática um versículo que está no Livro do Profeta Jeremias.

Jeremias 17:14

Cura-me Senhor, e serei curado; salva-me Senhor, e serei salvo; pois Tu és aquele que eu louvo.

Finalizando o nosso pequeno estudo, percebe-se que durante a reza de um benzedor(a), é comum o uso de uma ramo de mato verde o qual é passado freneticamente no corpo do enfermo; e de tanto bater de um lado para o outro é normal o ramos de mato murchar, o que o curandeiro usa como argumento dizendo que o ramo ficou murcho porque está removendo a enfermidade. Essa é uma velha mentira do diabo, porque nunca encontramos na Bíblia Sagrada nenhum ramos de mato capaz de associar a uma reza, seja capaz de curar uma pessoa. A única pessoa capaz de operar desta maneira é Jesus Cristo.

I Pedro 2:24

Ele mesmo levou em seu corpo os nossos pecados sobre o madeiro, a fim de que morrêssemos para o pecado e vivêssemos para a justiça; por suas feridas vocês foram curados.

Que o Senhor vos abençoe rica e abundante.

Pastor Robson Colaço de Lucena

OTPB - Ordem dos Teólogos e Pastores do Brasil

MMA - Ministério Missão América