MEUS PAIS SUMIRAM

Falta Presença

.......................

Durante toda minha vida procurei por meus pais, onde eles estavam? Nas festas, trabalhando, bebendo, se drogando, dando atenção aos seus afazeres, viajando e vendo os seus programas favoritos quando estavam em casa. Infelizmente entre eu e meus pais sempre houve uma incompatibilidade terrível de pensamentos também, já que quando finalmente conseguia fazer eles me verem, opinavam sobre a minha vida como se fossem parte dela.

.

Nossa introdução mais parece um testemunho, entretanto ela é a fala de muitos adolescentes e jovens hoje. Os filhos são um presente de Deus, mas muitos pais parecem ter se esquecido disto e só se lembram quando percebem algo diferente nos filhos, quando este se apresenta com drogas, bêbado em casa ou quando é preso.

.

Infelizmente para muitos adolescentes e jovens já não há mais satisfação e prazer em conviver no mesmo lar que muitos pais, pois consciente ou não os pais são egoístas e as motivações dos filhos são bem diferentes - os pais são motivados pelos seus sonhos e seu herdeiro pelo desejo de querer sair de dentro de casa.

.

Acho lindo as palavras de Jesus, quando este diz: “Não penseis que vim revogar a lei ou os profetas; não vim revogar, vim para cumprir” – Mt 5.17-20. Então, não pensem que vim apoiar rebeldias, pois jamais me colocaria do lado de rebeldes sem causa. Tem muito mais gente no mundo com motivos mais agravantes para ter atitudes massa e não tem.

.

Então, como fazer com que meus pais me dê atenção, quando tudo pra ele é importante, menos eu?

1. Chame-os para uma conversa.

2. Detalhe cada ponto.

3. Compartilhe sem medo os seus medos.

4. Chame a atenção deles para aquilo que eles não andam fazendo.

5. Pergunte a eles o que o fazem ser tão distante.

6. Capture a atenção deles sem criticas.

7. Construa interesses mútuos na conversa de vocês.

8. Crie desejos no coração deles.

9. Sonhe em fazer coisas com eles.

10. Pergunte a eles o que você precisa fazer para aumentar o tempo deles com você.

.

Uma conversa franca e honesta pode levar vocês a mudarem o seu relacionamento um com o outro. Pois, o visual que vocês construíram até agora é horrível, por isso vocês vivem discutindo, não conseguem fazer as coisas , vivem a criticar uns aos outros e a fazer comparações.

.

Você – adolescente e jovem - sabe que seus pais não são presentes e eles sabem que estão falhando; Você sente a falta da presença deles e eles não sabem o que fazer para melhorar. Queridos, entendam que nenhum afazer justifica uma atitude dessas, de viver independente. Filhos, seus pais precisam de você; pais, seus filhos clamam por sua atenção.

• A falta de atenção de Davi fez com que um de seus filhos viesse a estuprar sua irmã e depois o irmão a matar outro irmão;

• A falta de atenção do marido da Sunamita ao seu filho fez com que a dor de cabeça dele se agravasse, levando-o a morte;

• A falta de atenção de Isaque fez com que sua mulher ajudasse Jacó a roubar a primogenitura de seu irmão;

Mas, foi a atenção:

• Do pai de Davi que fez com que ele ganhasse o respeito de seus irmãos e no tempo certo fosse rei;

• De José que fez com que Jesus fosse criado em um lar sadio, fazendo Jesus o chamar até mesmo de pai.

.

Se ansiamos e desejamos famílias sadias, então precisamos mostrar ao mundo o quanto Deus ama a família – Gn2.28. Porque, Deus espera que vivamos neste mundo num amor bem mais elevado que este que está sendo nos apresentado.

.

Não viva com a mágoa de ontem, certamente o viver com isto tem determinado o seu comportamento de amanhã.

....................

“Minhas Palavras, meu Púlpito”