Capa
Cadastro
Textos
Áudios
Autores
Mural
Escrivaninha
Ajuda
Textos
Texto

Filosofia sobre o agora e o instantâneo ...

"Estou só, não sozinho... Há tantas vozes aqui dentro... "

Sim, estou a filosofar sobre o agora e o instantâneo ... viver e curtir a vida... E não sei tudo, Talvez um pouco de tudo... ou quase nada...

Não, não percebo. Bebo da existência a essência a cada milésimo de segundos... E me vejo entre elipses e volutas e volúpias. Uma sofrência e alegria juntos e a cada etapa entre demandas e desafios, permeio o coração e aguço a mente na tentativa de me autodefinir. E nada, pouco sei de mim e do mundo... E a internet aqui na dizer que tem milhões no chip e não dou conta do clipe na minha vida. E a era vai transcorrendo e navego entre bolhas do saber e ao sabor dos desejos, que serão meus e/ou da mídia ou do mercado interposto?

_____________

"A plasticidade do cérebro durante a adolescência

http://avaefap.escoladeformacao.sp.gov.br/mod/lesson/view.php?id=100541&pageid=1787

Durante a adolescência, o cérebro é particularmente sensível às experiências e às trocas com o ambiente. Estudos recentes de neurociência mostram que o cérebro do adolescente passa por uma reorganização: conexões entre neurônios se desfazem para que surjam novas; e a forma como são estimulados pode favorecer que determinadas conexões sejam feitas, sejam elas positivas ou não. Essa reorganização ainda pode explicar certos comportamentos típicos da adolescência, como a busca por experiências intensas, que muitas vezes acontecem independente da vontade deles.

Compreender as transformações pelas quais o cérebro do adolescente passa pode ajudar pais e educadores na forma como respondem e apoiam o desenvolvimento dele. Nesse sentido, três sistemas que sofrem grande plasticidade durante esse período podem explicar alguns comportamentos típicos.

Recompensa
 
​Regulador
 
Relacionamento
Recompensa (prazer)

A dopamina é uma substância que dentre diversas funções, é responsável por sinalizar experiências de prazer. É o aumento da dopamina que, por exemplo, nos faz desejar e ir atrás de determinadas coisas como dinheiro e sexo. Durante a adolescência o número de receptores dessa substância aumenta drasticamente, fazendo com que os adolescentes sejam muito mais responsivos e ativos na busca de atividades que os façam sentir prazer. Isso faz com que os estudantes do Fundamental II sejam mais sensíveis a esse estímulo. Educadores e pais devem saber que é mais fácil mudar o comportamento do adolescente o motivando para buscar uma recompensa do que ameaçando com punições. Infelizmente, isso os faz também mais suscetíveis ao álcool e às drogas, uma vez que as moléculas dessas substâncias se assemelham à da dopamina, elas se conectam aos receptores causando a mesma sensação de prazer."

FONTE:
http://avaefap.escoladeformacao.sp.gov.br/mod/lesson/view.php?id=100541&pageid=1787
J B Pereira e http://avaefap.escoladeformacao.sp.gov.br/mod/lesson/view.php?id=100541&pageid=1787
Enviado por J B Pereira em 16/06/2019
Reeditado em 07/08/2019
Código do texto: T6674746
Classificação de conteúdo: seguro
Enviar por e-mail
Denunciar

Comentários

Sobre o autor
J B Pereira
Piracicaba - São Paulo - Brasil
2301 textos (1287876 leituras)
14 e-livros (90 leituras)
(estatísticas atualizadas diariamente - última atualização em 06/12/19 05:10)
J B Pereira