As decepções são apenas uma forma de Deus nos dizer: “Eu tenho algo melhor para você!
As decepções nos aproximam das pessoas verdadeiras e nos afastam daquelas que não nos acrescentam em nada.
Caio Fernando de Abreu nos disse que “as decepções são apenas uma forma de Deus nos dizer: Eu tenho algo melhor para você!”
Penso que ele está certo sobre isso. A vida é efêmera e não podemos desperdiçar o nosso tempo precioso com quem nos retira de nós mesmos.
Nietzsche também disse que: “O que não provoca a minha morte, faz com que eu fique mais forte.”
Por meio dessas constatações, podemos chegar à conclusão de que precisamos ser cuidadosos com as pessoas com quem convivemos e apesar desses contratempos nos fortalecer, precisamos estar atentos. Os outros possuem defeitos, assim como nós, e acredito que, por mais aromatizada que seja uma rosa, ela sempre trará espinhos em sua composição.
A vida tem as suas bifurcações, as suas incongruências e suas oscilações. A nós, caberá o papel de analisar com cuidado as companhias das quais estamos cercados ao longo de toda a nossa existência.
Sabe aquele namoro que se desgastou, aquele amigo que está sempre com pedras nas mãos para nos machucar o coração? Muitas vezes precisamos terminar o namoro falido e nos afastarmos de pessoas que estão bem longe de ser um buquê de rosas para a nossa verossimilidade.
Valerá a pena observar quem nos cerca, para avaliarmos quem será uma boa companhia para nós.
Valerá “desentupir a pia” das nossas emoções e sentimentos, para nos aproximarmos de quem possa nos trazer bem-estar.
A vida já é cheia de problemas, que muitas vezes não conseguimos resolver, não valerá a pena contaminarmos o nosso espírito com certos tipos de coisas que podem tornar-se dispensáveis, à medida que o amor por nós mesmos floresce.
Que você possa sacudir essa toalha cheia de farelos desnecessários e que possa colocar uma nova mesa, com alimentos que só lhe farão bem à saúde.