Catedral De Notre-Dame

Incêndio atinge a catedral de Notre-Dame, um dos símbolos mais importante de Paris. Local que foi cenário da obra magistral do grande escritor Victor Hugo, cuja história é conhecida por muitos... Notre-Dame de Paris ou O Corcunda de Notre-Dame. 8Ao ler uma página de um jornal americano que dizia:

A group of Americans from Maine had just finished visiting Notre Dame Cathedral and were in a nearby park when they heard it was on fire.
Freeport resident Lucy Soule, 22, said it was “weird” having been in the church right before this happened. “Now you can smell it burning.”
Soule and her father, Win Soule, 58, and Libby Heselton, 53, are on a weeklong trip to Paris where they planned to “see all the sights” and had just finished their visit to Notre Dame. They had been in the cathedral at 5:30 p.m., about an hour before the fire.

Traduzindo:
Um grupo de americanos do Maine acabara de visitar a Catedral de Notre-Dame e estava em um parque próximo quando souberam que estava em chamas. A moradora de Freeport, Lucy Soule, 22 anos, disse que era "estranho" ter estado na igreja antes de acontecer. "Agora você pode sentir o cheiro queimando." Soule e seu pai, Win Soule, 58, e Libby Heselton, 53 anos, estão em uma viagem de uma semana a Paris, onde planejam "ver todos os pontos turísticos" e acabaram de terminar sua visita a Notre Dame. Eles estavam na catedral às 5:30 da tarde, cerca de uma hora antes do incêndio.

Fiquei chocada! Outro episódio devastador em nossa história. Espero que o incêndio seja controlado sem chegar ao ponto de uma destruição total. Sendo assim, eu escrevi uma poesia, envolvendo esse momento de consternação.

Consternação

Linda catedral que agora em cinzas se reduz
-  em arquitetura gótica foi erguida -
-  símbolo magnânimo da cidade luz -
arde em chamas, aos olhos de almas lânguidas.

Victor Hugo a tomou como cenário da sua história,
despertando aos leitores assíduos, por um belo tema
-  o desejo desenfreado de conhecer a glória
de um lugar que não lhes saia da memória.

Catedral fora o universo, limitado, porém adorado
pelo estranho ser, mas de coração apaixonado
os encantos ardorosos da belíssima cigana,
para ele uma joia rara, que jamais desengana.

Fogo inclemente levado pelo vento ocidental,
abranda o calor que consome uma beleza colossal
na qual fiéis fervorosos clamavam em louvor,
hoje choram tristemente com desesperante pavor.




 

Verdana Verdannis
Enviado por Verdana Verdannis em 15/04/2019
Reeditado em 18/04/2024
Código do texto: T6624239
Classificação de conteúdo: seguro
Copyright © 2019. Todos os direitos reservados.
Você não pode copiar, exibir, distribuir, executar, criar obras derivadas nem fazer uso comercial desta obra sem a devida permissão do autor.