Falaram, mas de nada adiantou
Falaram que ela não poderia fazer parte. Que seu grupo não tinha outras meninas e que seria impossível ela ter um lugar junto do restante. Falaram que ela era pequena, fraca, com pouca inteligência e que sua ajuda, esforço ou sonhos eram muito fracos, pequenos e, por fim, sem significado concreto ao mundo.
Falaram que ela não poderia entrar. Que ela teria que estar do lado de fora das decisões e esperar que alguém decidisse por ela. Disseram que ela era chorona, sensível demais, sofria dos nervos e fazia puro drama. Que ela era muito ingênua e culpada pelos acidentes que lhe aconteciam, tudo porque era descuidada e provocativa.
Falaram que ela não poderia falar. Ela não teria voz, não expressaria sua insatisfação, seu medo ou dor. Que ela era apenas um objeto no canto da foto, que teria que sorrir e ser simpática mesmo que estivesse triste por dentro, com o coração sofrendo. E falaram, ainda por cima, que ela teria que se comportar. Saber sentar, não subir na árvore e não rir alto demais.
Falaram “não” várias vezes e com as negações vieram as desculpas esfarrapadas por ela ser menina.
Falaram tudo o que quiseram. Quase calaram a menina pequena que apenas queria ser parte, ajudar e ter uma voz. Falaram muito e várias vezes sobre sua “incapacidade” e “inferioridade”. Pobres pessoas que tanto falaram. Será que eles nunca desconfiaram que um dia essa falação toda não adiantaria? Falaram tanto, mas se esqueceram que enquanto eles falavam, elas foram adiante e conquistaram, lutaram, caíram e perseguiram.
Falaram tanto, mas esqueceram de dizer que elas conseguiram mesmo que outros reprovassem suas atitudes e ideias. Se esqueceram das heroínas da Bíblia. Se esqueceram que foi uma mulher que deu à luz a um Salvador. Se esqueceram que foi uma menina, que depois virou jovem menina, até chegar a ser mulher e fazer acontecer.
Falaram que elas não poderiam. Que elas ainda não podem. Falaram, mas se esqueceram de olhar com profundidade e com olhar mais demorado para quem realmente são as meninas, jovens e mulheres.
Falaram demais e esses tagarelas não se lembraram que a palavra deles não tem força nenhuma perto do que Deus tem preparado para muitas meninas. Placas dizendo que mulheres não entram são placas de papel nas mãos de Deus. Ele as amassa e as descarta e, logo depois, sorri para as fortes mulheres que mudam o mundo com luz e a força que elas sempre tiveram. Falaram, mas de nada adiantou.
FELIZ DIA DAS MULHERES!