CERTEZAS DE ALGUMAS VERDADES.

A missão suprema do homem é saber o que precisa para ser homem.

É no problema da educação que assenta o grande segredo do aperfeiçoamento da humanidade.

É por isso que se mandam as crianças à escola: não tanto para que aprendam alguma coisa, mas para que se habituem a estar calmas e sentadas e a cumprir escrupulosamente o que se lhes ordena, de modo que depois não pensem mesmo que têm de pôr em prática as suas ideias.

Age sempre de tal modo que o teu comportamento possa vir a ser princípio de uma lei universal.

Lembra-te de esquecer.

Age de modo que consideres a humanidade tanto na tua pessoa quanto na de qualquer outro, e sempre como objetivo, nunca como simples meio.

A moral, propriamente dita, não é a doutrina que nos ensina como sermos felizes, mas como devemos tornar-nos dignos da felicidade.

Excertos da Fundação da metafísica dos costumes.

Celso Panza
Enviado por Celso Panza em 18/02/2019
Reeditado em 18/02/2019
Código do texto: T6578479
Classificação de conteúdo: seguro
Copyright © 2019. Todos os direitos reservados.
Você não pode copiar, exibir, distribuir, executar, criar obras derivadas nem fazer uso comercial desta obra sem a devida permissão do autor.