A vida e sua beleza

O que você acha de um cidadão que faz uso de drogas ilícitas?

Eu?

Sim, você.

Eu acho algo normal, comum, natural, embora tenha consciência dos seus malefícios e não quero aqui incentivar ninguém a fazer isso.

Mas você não é policial?

Sou... E daí, qual o problema?

É indispensável perceber que dentro da nossa carapaça, a qual denominamos de crânio, há uma massa acinzentada, com ideias próprias, que se difere de uma pessoa para outra. É justamente essa diversidade de ideias, atitudes, comportamentos que faz com que a vida seja um espetáculo. Se tudo fosse de uma única forma, fala aí para mim, teria muita graça? O interessante é ter a percepção aguçada que tudo aquilo que me é estranho tem seu valor. Há coisas que vemos no nosso semelhante que nos causam perplexidade, mas sabe qual a boa mesmo, na moral, é que servem de espelho. Elas se apresentam diante de mim para que eu possa aprender alguma coisa. Às vezes, eu cego e fechado no meu mundo, nos "meus valores" acabo não aprendendo nada. É a vida com suas multiplicidades de situações um encanto? Se... Se... Se tudo fosse do meu jeito, indubitavelmente, incomodaria outras pessoas. Conviver com o diferente é um bom momento para eu me esmiuçar, olhar para dentro de mim e... E saber que sou capenga, com defeitos indescritíveis.

ERALDO CUNHA
Enviado por ERALDO CUNHA em 03/01/2019
Reeditado em 03/01/2019
Código do texto: T6542308
Classificação de conteúdo: seguro
Copyright © 2019. Todos os direitos reservados.
Você não pode copiar, exibir, distribuir, executar, criar obras derivadas nem fazer uso comercial desta obra sem a devida permissão do autor.