Réveillon significa " Acordar" Por Telêmaco Marrace

Vivemos o período de maior reflexão do ano, o intervalo entre Natal e Ano Novo. O réveillon se aproxima; etimologicamente a origem da palavra remonta-se ao francês, que significa " acordar"! Estamos atravessando uma "Era" digital onde ampliamos nossa presença , mas ao mesmo tempo , numa dicotomia, diminuímos nossa emoção! Em 2009 quando escrevi CAFÉ COM O GREGO, antes do WhatsApp ou Facebook, vislumbrei uma era de "Ágoras virtuais", em alusão à praça grega onde se discutia política, religião e direito!!! Com o " falecimento " do velho ORKUT, as redes sociais se tornaram o grande entrelaçamento de ideias, obviamente desnudando e fazendo assuntos técnicos ganharem ares triviais e análises simplistas, mas chamou o povo para as discussões cotidianas, com recheio de asneiras, mas inegavelmente participativos, o que completa hodiernamente 30% do escopo. Mas ainda há a necessidade de acordamos, como o próprio réveillon em suas entranhas nos convidam: Acordar na construção de " mitos", acordar nas análises rasas, acordar nos aspectos religiosos, acordar no sentido de seu trabalho que é desenvolvido para o coletivo ou para seu umbigo!? Nós vivemos uma Era de ódios que saltam aos olhos como labaredas que flamejam e queimam sem piedade, ao ver um de nossa espécie assassinando um outro por ser gay, ao assistir uma violência desmesurada contra as mulheres numa coisificação do Ser Humano, transformando-o em Objeto! Nós devemos acordar para a farra congressista, para o judiciário seletivo, para os interesses escusos de membros legislativos, judiciário e executivo! Devemos acordar que a violência que eclode nas ruas, é fruto de anos de desgoverno, de desvios em todas esferas, de " furtos" do nosso bolso através de impostos que alimentam a máquina corruptiva! Devemos acordar pelos desvarios em assembleias legislativas , onde laranjas recebem e deixam parte de seus salários aos deputados, pois de atos corruptivos chamados de " pequenos" que chegamos ao rombo gigante da lava jato, petrolão, mensalão...Os " anões do orçamento" evoluíram e se transformaram em gigantes! Devemos na magia do " Acordar" , na magia do Réveillon seguir o maior ensinamento aos Cristãos de não possuir ídolos, mitos e tantas outras criações nababescas e inverossímeis, pois tolo será o homem que confia cegamente em outro homem! Devemos acordar para nossas atitudes, nossos relacionamentos e nossa condução ética. Kant afirmava que ética é fazer o correto, quando ninguém está vendo! Que o Réveillon nos traga a paz e o discernimento e que ACORDADOS, façamos o correto longe dos " holofotes " das redes sociais! Happy New year!

Telêmaco Marrace