AZEITE DE OLIVA EXTRA VIRGEM???

Cozinhar ou fritar com azeite extra-virgem é jogar dinheiro fora

Categoria: Medicina e Saúde

O Azeite de Oliva extra virgem perde seus benefícios de saúde quando aquecido e equivale as demais gorduras saturadas

O azeite extra-virgem tem mais antioxidantes do que o óleo comum e também contém componentes bioativos, chamados compostos fenólicos, que ajudam a prevenir o câncer e outras doenças. Mas, estes são quebrados quando o azeite é aquecido.

Ele é o ingrediente mais celebrado por chefs famosos pelos seus benefícios à saúde e sabor característico. Mas quem cozinha com azeite de oliva extra-virgem pode estar desperdiçando seu dinheiro - porque ele perde a maior parte de seus benefícios quando é aquecido. Aquecido ele se equipara ao azeite de oliva comum.

A pesquisa foi feita pela Universidade do Porto em Portugal que publicou um artigo na revista Food Research International. Eles disseram que a pesquisa mostrou qualquer tipo de aquecimento reduziu o poder dos compostos fenólicos no azeite de oliva. "O consumo de azeite de oliva extra-virgem, como tempero final ou no cozimento de alimentos, está aumentando em todo o mundo, principalmente devido aos seus benefícios nutricionais e benéficos reconhecidos.", afirmam.

"No entanto, as diferentes práticas de culinária, de fritura comum, de cozinhar e microondas, sem dúvida, modificam o perfil químico do Azeite de Oliva. Depois de ser cozido, o azeite ainda vai ser equivalente ao óleo vegetal ou ao próprio azeite comum. Por isso não vai valer a pena substituir um pelo o outro se o mesmo for aquecido.", concluiu o relatório.

Portanto, pode ser "economicamente vantajoso" usar azeite de oliva comum ao invés de pagar mais pelo extra-virgem já que vai perder os benefícios, acrescentou.

E há outras formas de obter o máximo de azeite para cozinhar, acrescentaram.

Um deles é para manter aquecimento em fogo brando, outra é fazer a adição de azeite, durante o processo de cozimento para que ele não fique tão quente e perca suas propriedades saudáveis.

Depois de um curto período de aquecimento, a maioria das vantagens do azeite, em comparação com outros óleos vegetais, são perdidos.