A verdade tem três lados.
A verdade tem três lados. Fulano, cicrano e quem está realmente certo.
O meme do "É verdade esse bilete" surgiu após um menino de 5 anos do interior de São Paulo tentar enganar a mãe com um bilhete falso. No bilhete, ele fingia ser sua professora informando que não haveria aula, e no fim ainda afirma que "é verdade esse bilete".
O meme consiste em escrever uma mensagem que claramente é mentira, e depois afirmar com um "é verdade esse bilete". Usuários do twitter e mesmo empresas, como a Netflix, entraram na brincadeira.
Sabemos que a verdade tem três lados: o meu, o seu e o de quem está realmente certo, com a verdade ou com a razão.
Assim, "a verdade" pode significar o que é real ou possivelmente real dentro de um sistema de valores. Este atributo implica o imaginário, a realidade e a ficção.
Verdade significa aquilo que está intimamente ligado a tudo que é sincero, que é verdadeiro, é a ausência da mentira, do engano. Verdade é também a afirmação do que é correto, do que é seguramente o certo e está dentro da realidade apresentada. Ser fiel às origens.
Existe verdade absoluta ou é relativa?
Aprendi que para a filosofia relativista, a verdade é relativa, porque ela pode se aplicar para algumas pessoas e para outras não, pois depende da perspectiva, entendimento, contexto de cada um.
A verdade absoluta é aquela que é verdade todo o tempo e em todos os lugares, onde o que é verdade para uma pessoa é verdade para todos.
Ex.: Todos precisam de ar para respirar.
A água é essencial à vida.
As pessoas não podem viver ao mesmo tempo no passado e no futuro.
Das verdades e certezas que temos, duas acompanham o homem desde a sua chegada nesse plano (nascimento) até a sua hora de partida de volta para casa (Morte).
Nessas eleições tivemos muitos fakes News espalhados como verdades. E não foram distribuídos como “inocência ou brincadeira”. Pouquíssimos, tiveram o intuito de comprovar a veracidade dos fatos e o desejo de distinguir o verdadeiro do falso antes de publicar algo. Propositalmente distribuíram mentiras e boatos contrariando a busca pela verdade que surge ou deveria ser ensinada/aprendida logo na infância e ao longo da vida do ser humano.
A grande maioria agiu como o garoto do bilhete. A quem desejavam enganar e confundir, lá no íntimo temos noção da resposta.
Aquilo que se aprende não se esquece jamais!
Nós criamos o mundo que tem valor!
Para reflexão:
"É impossível entender o mundo de hoje até que hoje se torne amanhã".
E se estivermos errados? - Chuck Klosterman - Editora: HapperCollins