Estado de Sítio?

UM POUCO DE CONVERSA SOBRE A HISTÓRIA

São 43 anos da morte de Herzog, nascido Vlado Herzog, foi um jornalista, professor e dramaturgo brasileiro. Herzog nasceu na cidade de Osijek, na então Iugoslávia, em 1937, filho de um casal de origem judaica. Herzog foi torturado e assassinado pelo regime militar brasileiro nas instalações do DOI-CODI, no quartel-general do II Exército, em São Paulo

VLADO - 43 anos depois...

[...]

Por Gérson Trajano em 30/09/2005

No dia 31 de outubro de 1975, 8 mil pessoas reuniram-se na Catedral da Sé, centro de São Paulo, num protesto silencioso contra a morte brutal do jornalista Vladimir Herzog. Seis dias antes, Herzog sai de casa logo cedo para prestar depoimentos no DOI-CODI – órgão da repressão política da ditadura militar brasileira –, sobre o seu envolvimento com o Partido Comunista Brasileiro, o PCB. Ele despede-se de sua mulher Clarice, e de seus dois filhos, André e Ivo. Clarice põe em dúvida se ele deveria mesmo se apresentar, pois outros jornalistas já haviam sido presos e sabia-se que estavam sendo torturados. Mas Vlado, como era conhecido pelos amigos, recusava-se a fugir. No fim da tarde, a família e os amigos receberam a triste notícia: Vlado estava morto e, segundo fonte oficial do governo, teria enforcado-se com o cinto do macacão de presidiário que vestia desde sua entrada naquela unidade militar.

Porém, de acordo com os testemunhos de Duque Estrada e Rodolfo Konder, jornalistas presos também no DOI-CODI, Vlado fora assassinado sob torturas. Tanto Konder quanto Duque Estrada ouviram com nitidez que o companheiro estava sendo torturado. A morte por suicídio é também desmentida pelas próprias contradições existentes nos depoimentos dos médicos legistas Harry Shibata, Arildo de Toledo Viana e Armando Canger Rodrigues, prestados na ação judicial movida pela família.

Para resgatar a figura do amigo morto e revelar com mais profundidade os acontecimentos políticos que levaram ao assassinato de Herzog, o cineasta João Batista de Andrade passou meses colhendo depoimentos e agora lança o seu 24º filme: Vlado – 30 Anos Depois.

“Nos éramos amigos, nossos filhos brincavam juntos. Eu senti-me desarvorado, assustado com a notícia da morte dele. Eu que filmava tudo, não filmei nada naquele momento”, diz João Batista.

A morte de Vlado aconteceu num momento particular da vida política brasileira, com o acirramento de disputas internas entre facções militares, opondo de um lado o presidente da Ernesto Geisel e o coronel Golbery e, de outro lado, os setores militares comprometidos com a repressão e contrários a qualquer abertura política.

Em 1975, o PCB havia optado pela via democrática e Vlado era alheio à clandestinidade e à luta armada. Mas para demonstrar “força”, um grupo de militares passou a usar métodos truculentos contra a sociedade. Centenas de pessoas foram presas e torturadas, quando se acreditava que a abertura política havia começado e nada a deteria.

Vlado – 30 Anos Depois tem um caráter extremamente pessoal e mostra cenas inéditas do culto ecumênico em memória do jornalista realizado na Catedral da Sé. Os depoimentos são fortes, surpreendentes e envolventes. Além disso, João Batista filma com a câmera na mão a pouco mais de 30 centímetros do seu entrevistado, e abusa do close-up, o que torna o documentário mais confessional.

São declarações de Clarice Herzog e do filho Ivo, D. Paulo Evaristo Arns, o rabino Henry Sobel, Fernando Morais, José Mindlin, Ruy Ohtake, Clara Sharf, Paulo Markun, Alberto Dines, Sérgio Gomes, Duque Estrada, Delia Frate, Rodolfo Konder, Mino Carta, João Bosco, Aldir Blanc e Rose Nogueira.

O documentário não tem apenas declarações de amigos e parentes. Logo no início, o cineasta pergunta às pessoas na Praça da Sé se já ouviram falar do jornalista Vladimir Herzog. Algumas dizem que sim, outras dizem não. Mas a surpresa maior é um homem de terno e gravata aparentando ter entre 45 e 50 anos de idade afirmar que Herzog não é do seu tempo. Uma resposta no mínimo tola, pois não é preciso viver uma época para conhecer a história do seu país.

________________________________

FRENTE AMPLA PELA DEMOCRACIA

_______________________________

MILHARES POSICIONAM-SE NUMA FRENTE AMPLA E DEMOCRÁTICA Chitãozinho & Xororó, Nando Reis e inúmeros artistas declaram voto em Haddad e contra o ódio

A virada dos votos para a eleição presidencial continua a todo o vapor. Cada vez mais artistas se manifestam contra o discurso de ódio e violência do candidato nazista e declaram voto em Fernando Haddad, em favor da democracia e dos interesses nacionais.

Ivete Sangalo, Chitãozinho & Xororó, Sandy e seu irmão Junior, Família Lima, Thiaguinho, Racionais MCs, Gilberto Gil, Happin Hood, Daniel, Michel Teló, Elba Ramalho, Paula Fernandes, Seu Jorge e mais uma dezena de artistas gravaram o clipe com a música A nossa voz, de Xororó, Tommy e Kleber.

“Tudo o que eu quero é um país sem medo/De corrigir seus erros, de crescer e de sonhar (...) Somos índios, brancos, amarelos e negros”, cantam os artistas em favor da democracia e contra a pregação do ódio, da tortura e da repressão.

Ouça A nossa voz, se emocione e reflita no país que deseja para os seus filhos e netos

https://www.youtube.com/watch?time_continue=300&v=7UoBtQMHfwo

E continuam: “Que tenha Justiça, mais saúde e educação/A mudança está em nossas mãos (...) Nossos filhos herdam o que plantamos/A semente está em nossas mãos (...) Nada irá calar a nossa voz/O nosso povo andando de mãos dadas”.

O recado não podia ser mais explícito em favor da candidatura de Fernando Haddad. Isso porque o feroz discurso proferido por Jair Bolsonaro no domingo (21) na avenida Paulista em São Paulo, quando o candidato que foge de debate como o diabo foge da cruz disse que vai prender, perseguir e oprimir quem não concorda com ele, assustou quem estava hesitante.

Nando Reis vota em Haddad contra a ditadura

Já Nando Reis gravou um vídeo onde afirma que discorda do PT, mas neste momento não se trata de ser “PT ou anti-PT”, porque “de um lado a gente tem um candidato que defende a democracia, a diversidade, a liberdade de opinião, do outro, um candidato que defende a tortura, exalta a ditadura, é puro retrocesso”. E declarou seu voto em Haddad neste domingo (28) para o amor vencer.

Nando Reis diz que não se trata de ser PT ou anti-PT, mas sim a favor da democracia.

O cantor e compositor Nando Reis postou no YouTube, nesta quinta-feira (25), depoimento onde afirma que nunca foi petista, e tem sérias divergências com a forma como o partido governou o Brasil, mas neste momento não se trata de ser PT ou anti-PT. “De um lado a gente tem um candidato que defende a democracia, a diversidade, a liberdade de opinião. Do outro, um candidato que defende a tortura, exalta a ditadura”, disse.

Veja o vídeo com o depoimento de Nando Reis abaixo:

https://www.youtube.com/watch?v=RsoSlsaw23U

“Eu nunca fui petista, não me identifico com esse partido, tenho sérias divergência com a forma como ele governou o Brasil. No entanto, neste momento não se trata de ser PT ou anti-PT. De um lado a gente tem um candidato que defende a democracia, a diversidade, a liberdade de opinião. Do outro, um candidato que defende a tortura, exalta a ditadura, é puro retrocesso. Isso não tem nada a ver com aquilo que eu penso, com a forma como eu vivo, com aquilo que eu acredito. Por isso, neste momento, eu estou com Fernando Haddad.”

Zeca Baleiro é #HaddadPresidente; Bruna Caram (Oficial)! Chico César, Carlos Careqa e Debora Dubois #viravoto #haddadsim #democraciasim. e milhares de outros...

Arnaldo Antunes contra o nazismo destruidor da vida

Arnaldo Antunes pediu para as pessoas votarem em Haddad porque se trata da “defesa da cidadania, da democracia contra um nazismo destruidor”. A cantora Gal Costa também declarou seu voto em Haddad mesmo não sendo petista porque “quero liberdade para meu país”.

___________________________________

O candidato diz que vai perseguir quem pensa diferente dele ( hoje , ele diz que são os vermelhos) amanhã, pode ser eu. O filho dele diz que

basta um cabo e um soldado pra fechar o STF. Essas não são falas de um democrata, mas sim de um ditador que ainda nem tem o poder, imaginem tendo? A contra gosto, mas contra ditadores, votarei 13.

___________________________________

Se o seu ódio pelo PT te faz apoiar racismo, tortura e homofobia o problema não está no partido, o problema está em você!

A virada virá do Nordeste; vem da favela; vem dos excluídos; vem das mães; vem de professores; vem de homens e mulheres maiores que ocupam todas as ruas e lugares deste país. A virada vem dos verdadeiros cristãos; vem dos estudantes; vem dos patriotas que defendem a soberania nacional. A virada está no ar.

#Agora é sim!

SIMPLES ASSIM.

_______________________________

O AI-5 institucionalizou um estado de exceção no país. Agora, sob a ameaça de um novo governo autoritário, é necessário repetir o que Chico Buarque e Gilberto Gil cantaram em 1973: afasta de mim esse cálice.

________________________________________

BRASIL - OUTUBRO, 2018

Naquele dia que antecedeu ao dia que durou 21 anos...

O Ar estava irrespirável (como agora está);

Já são 29 as universidades invadidas pela polícia federal em busca e apreensão de "manifestos em defesa da democracia e da universidade pública".! As eleições nem terminaram e já começou a ditadura??????

Sofremos com uma justiça partidária a tempos, que se mostrou evidente desde o Golpe de 2016...E eles acusam professores de doutrinação...Ah tentativa de silenciamento já começou, Universidade sendo ocupadas, professores ameaçados por falar de política...o que prevalece a ideologia daquele que esta vencendo...A luta continua...#

O TRE notificou o Bispo auxiliar da arquidiocese de Olinda e Recife, Dom Limacedo, proibindo-o de falar de política em suas homilias.

Pastores bolsodoidos, bispos da record, malafaias e felicianos em geral podem, né?

Os bravos erguem suas bandeiras em meio ao bombardeio.

Os covardes censuram.

Não ANULE SEU VOTO!

ANULE SEU ÓDIO!

Serpente Angel
Enviado por Serpente Angel em 26/10/2018
Reeditado em 27/10/2018
Código do texto: T6487013
Classificação de conteúdo: seguro
Copyright © 2018. Todos os direitos reservados.
Você não pode copiar, exibir, distribuir, executar, criar obras derivadas nem fazer uso comercial desta obra sem a devida permissão do autor.