O Amor de Deus nos Constrange
O Amor de Deus nos Constrange
Constrangimento é: Substantivo masculino/com efeito de reduzir um volume por pressão; aperto; compressão; coação.
Na Bíblia Sagrada tem um versículo que nos chama a atenção, tendo o mesmo uma complexa citação na palavra “constrange”. A qual é regra todo salvo que verdadeiramente ama a Deus. Vejamos:
II Aos Coríntios 5:14-15
14 - Porque o amor de Deus nos constrange, julgando-nos assim: Que se um morreu por todos, logo todos morreram.
15 - E ELe morreu por todos, para os que vivem não vivam mais para si, mas para aquele que morreu e ressuscitou.
Muitos não entendem o que quer dizer: “Amor que constrange”. Mas o objetivo deste pequeno estudo é esclarecer.
Temos que compreender que o Senhor Deus nos ama, mesmo sabendo que todos são pecadores; todavia Ele não faz acepção de pessoa; e baseado nesse amor divinal, temos a obrigação de amar os nossos semelhantes. Isso porque não somos melhor que os demais e estamos sujeitos às mesmas inclinações carnais. Infelizmente, existe um grande número de crentes que se acha melhor que os demais; pensa que estão acima da verdade absoluta. Por essa razão o próprio Jesus Cristo recomendou que devemos amar as pessoas da maneira que Ele ama.
João 13:34
Um novo mandamento vos dou; que vos ameis uns aos outros; como eu vos amei.
Em contradição com a Palavra de Deus não estamos vendo isso nos dias atuais no meio da humanidade, uma vez que as pessoas só pensam em si mesmas. Motivo pelo qual é aplicado o velho pensamento egocêntrico, onde cita: Primeiro eu; segundo eu; terceiro eu, e se sobrar é do meu semelhante.
Lamentavelmente, até no meio evangélico podemos encontrar muitos que dizem ser salvos, mas se o irmão pertencer a outra denominação, não é visto com bons olhos, sendo negado até a saudação: “A paz do Senhor”.
A interpretação para esse comportamento pode ser explicada através de uma atitude negativa dos que julgam segundo a aparência, e ao mesmo tempo os que gostam de fazer acepção. Vejamos um caso clássico a luz da Bíblia.
I Samuel 16:7
Porém o Senhor disse a Samuel: Não atente para a sua aparência, nem para a grandeza da sua estatura. Porque eu tenho rejeitado; porque o Senhor não vê o que está diante dos olhos, porém o Senhor vê o coração.
Então fica notório que o amor de Deus nos constrange porque é algo que nos faz sentir bem e ao mesmo tempo nos faz mudar de atitude para com aqueles que estão ao nosso lado.
Que o Senhor vos abençoe rica e abundantemente.
Pastor Robson Colaço de Lucena
OTPB - Ordem dos Teólogos e Pastores do Brasil
MMA - MInistério Missão América