O que seu sofrimento e mal estar podem nos revelar sobre você?

Uma das questões importantes que aprendemos em uma vida de observações, leituras e tombos também é claro, é aprender a responder a pergunta; O que seu sofrimento e mal estar podem nos revelar sobre você? Freud já falava sobre o mal estar na sociedade de maneira que somos inventores, inventamos meios, leis, ferramentas para que acabemos com nosso sofrimento atual, sem sequer ver no calculo o que isso pode nos trazer também de mal estar e sofrimento, inventamos ferramentas para melhorar nosso presente decorrente de um passado trágico, de um futuro incerto e de escolhas mal sucedidas, inventamos a cidade para nos livrar do sofrimento do campo e acabamos sofrendo com os males que o meio urbano contém. Outra forma que temos de pensar esse efeito é com nosso grande Machado de Assis, em 1881 Machado de Assis ousou pensar o brasil entre muros no conto o alienista, nele o médico simão bacamarte queria purificar o espaço publico internando os loucos da pequena vila de Itaguai.

" E disse o doutor; Suponho o espirito humano uma vasta concha, o meu fim é ver se posso extrair a perola que é a razão, por outros termos demarquemos definitivamente os limites da razão e da loucura, a razão é o perfeito equilíbrio de todas as faculdades fora da insânia, insânia e só insânia."

Ele então segue classificando as pessoas com diversas psicopatologias como amor às pedras,sobre àqueles que tem apego excessivo a suas casas, demência dos touros, sobre os que só desejam vingança, também a mania suntuária, sobre pessoas obcecadas por andar na moda, e assim por diante o alienista tranca e isola a população e se vê sozinho do lado de fora, é então nesse momento que surge a questão mais importante de sua jornada, quem são os loucos afinal? talvez fosse melhor libertar todos e ele se fechar sozinho no asilo. A obra o alienista é uma alegoria de uma diagnóstica social sobre uma mania que temos, a tentativa de exclusão do outro, daquele que é diferente, Machado de Assis ironiza sobre nossa mania de localizar um problema no outro e excluir esse outro por isso, ao invés de aprender com o que esse outro nos propõe, erradicando pensamentos que pode nesse ponto sim comprometer nosso equilíbrio, nossa razão, nossa capacidade de evoluir nosso aprendizado durante nossa dura jornada nesta vida.

- Fábio D'arcy -

Fabio Darcy
Enviado por Fabio Darcy em 27/05/2018
Código do texto: T6348251
Classificação de conteúdo: seguro
Copyright © 2018. Todos os direitos reservados.
Você não pode copiar, exibir, distribuir, executar, criar obras derivadas nem fazer uso comercial desta obra sem a devida permissão do autor.