Pessoas que sofrem de loucura

A matéria é apenas o envoltório do Espírito, como o vestuário o é do corpo. Unindo-se a este, o Espírito conserva os atributos da natureza espiritual. O exercício das suas faculdades depende dos órgãos que lhe servem de instrumento. A grosseria da matéria se enfraquece. O invólucro material é obstáculo à livre manifestação das faculdades do Espírito, assim como um vidro muito opaco o é à livre irradiação da luz. O Espírito, porém, dispõe sempre das faculdades que lhe são próprias. Não são os órgãos que dão a faculdade, e sim estas que impulsionam o desenvolvimento dos órgãos.

Idiotismo e loucura

Não tem fundamento à opinião segundo a qual os cretinos e os idiotas têm uma alma de natureza inferior, ao contrário, eles têm uma alma humana, muitas vezes mais inteligente do que se possa pensar, e que sofre dos meios de que dispõe para se comunicar, do mesmo modo que o mudo sofre a de não poder falar.

O objetivo da Providencia criando seres infelizes como cretinos e idiotas, e que habitando corpos de idiotas. Esses Espíritos sofrem pelo constrangimento que experimentam e pela impossibilidade em que se encontram de se manifestarem por meio de órgãos não desenvolvidos ou desarranjados.

O mérito da existência para seres, como os idiotas e os cretinos, que não podem fazer nem bem nem mal, não podendo progredir, e que é uma expiação imposta ao abuso que fizeram de certas faculdades; é um tempo de prisão. Um corpo de idiota pode, assim, abrigar um Espírito que animou um homem de gênio na existência precedente, o gênio, às vezes, torna-se um flagelo quando dele se abusa.

NOTA DE ALLAN KARDEC: A superioridade moral não está sempre em razão da superioridade intelectual, e os maiores gênios podem ter muito a expiar; daí resulta frequentemente, para eles uma existência inferior a que tiveram e uma causa de sofrimentos. Os entraves que o Espírito experimenta em suas manifestações lhe são como as correntes que comprimem os movimentos de um homem vigoroso. Pode-se dizer que o cretino e o idiota são estropiados pelo cérebro, como o é o coxo pelas pernas, o cego pelos olhos.

Roberto Valverde
Enviado por Roberto Valverde em 10/04/2018
Código do texto: T6304585
Classificação de conteúdo: seguro