Como começar a meditação!

Na vida, frequentemente as coisas fogem do nosso controle e/ou não sabemos como assumi-lo novamente. Existem muitas razões para que isso aconteça e algumas delas não estão em um plano consciente. A meditação permite descobri-las, clarificar a nossa mente e agir de forma mais justa.

Rasgar o véu da ilusão!

A vida é uma grande aventura desde o seu início (nosso nascimento) até ao seu final (nossa morte) e as etapas e o resultado são sempre desconhecidos.

Além disso, muitas vezes somos sacudidos pela vida e sujeitos a acontecimentos que não controlamos. Temos com frequência a impressão de não termos controle sobre alguns acontecimentos e de sermos joguetes do acaso. O que é falso, uma ilusão.

De fato, a impressão de não podermos controlar o rumo da nossa vida deve-se ao fato de desconhecermos as razões pelas quais algumas coisas nos acontecem. Quando elas são agradáveis, não é muito grave, mas quando nos conduzem a derrotas, o caso torna-se mais grave.

Devemos então procurar aprender com os nossos erros ou com as nossas falhas para não reproduzirmos as mesmas situações negativas de fracasso.

Isso é fácil de dizer, mas menos fácil de fazer, porque nem sempre conhecemos as razões que explicam as nossas ações, pois elas estão profundamente guardadas no nosso inconsciente. A meditação as traz à superfície.

Eu lhe proponho abaixo uma forma particular e simples de meditação para conhecer todas as razões dos seus atos e agir de forma mais consciente para realmente controlar a sua vida.

A Prática do deixar rolar

Sente-se de forma confortável com as costas retas em um cômodo onde ninguém possa incomodar você durante quinze minutos.

Coloque os braços sobre as suas pernas, com as palmas das mãos viradas para cima e abertas.

Feche os olhos e deixe a sua respiração se aprofundar naturalmente.

Quando a sua respiração estiver profunda e tiver alcançado um bom nível de descontração, observe o fluxo dos seus pensamentos.

Procure não se ater a nenhum deles e deixe que o fluxo dos seus pensamentos flua na sua mente sem se concentrar em nenhum deles. Este é o segredo e o fundamento da meditação.

Pratique assim por cinco minutos no início e quinze minutos progressivamente.

O mais importante, principalmente no início, é a regularidade na prática: 5 minutos todos os dias já vão lhe proporcionar imenso bem-estar.

Os benefícios da meditação

Esta prática da meditação fará com que você se descontraia, permitindo-lhe clarificar a sua mente e encontrar mais rapidamente soluções para os seus problemas e também para tomar as decisões certas rapidamente.

O fato de deixar rolar os seus pensamentos faz com que não se foque em nenhum deles. Assim você não se atém a nenhum deles e não se deixa cair na ratoeira dos mais negativos entre eles.

De fato, uma fixação forte em algum dos seus pensamentos pode ter repercussões nocivas não só para a sua mente, tornando-se uma obsessão, mas também para o nosso corpo, porque quando estamos sob a sua influência, adotamos muitas vezes uma conduta inapropriada.

Uma meditação bem feita atua como um pano passado em uma janela suja ou com pó. Ela permite então ver a realidade para além das aparências.

Esta meditação, se for bem praticada, regularmente e com convicção, terá influência benéfica não somente na sua mente, mas igualmente no seu corpo, porque os dois estão intimamente ligados e dependem um do outro.

Algumas reflexões para meditar...

A meditação é o melhor meio para transformar a sua mente sem ter que passar por um longo processo psicológico ou psicanalítico.

A meditação lhe dá acesso às profundezas do seu inconsciente, aos seus recursos inexplorados e às suas capacidades ocultas.

Os efeitos positivos da meditação no corpo e na mente são reconhecidos por inúmeros estudos e por uma prática ativa em várias tradições.

Pratique a forma que melhor se adaptar ao seu ritmo e você sempre obterá benefícios dela, desde que a pratique com regularidade.

(Desconheço o Autor)
Enviado por Fátima Damiani em 01/04/2018
Código do texto: T6296808
Classificação de conteúdo: seguro
Copyright © 2018. Todos os direitos reservados.
Você não pode copiar, exibir, distribuir, executar, criar obras derivadas nem fazer uso comercial desta obra sem a devida permissão do autor.