16 Utilidades Impressionantes da Pomada Vick VapoRub

Atualizado em 16 Janeiro, 2018

Para que serve? O Vick VapoRub é um creme tópico de mentol e eucalipto indicado para aliviar os sintomas nasais em casos de gripe e resfriados, já que os seus componentes voláteis (mentol, cânfora, eucaliptol) causam uma sensação de frescura e ajudam a reduzir a viscosidade do catarro.

vick-vaporub

Embora seja uma pomada amplamente utilizada em crianças, os adultos também podem beneficiar dos seus efeitos nas mesmas situações. No entanto, o produto deve ser utilizado com precaução por pessoas com sensibilidade a compostos muito aromáticos.

O creme tópico mentolado é comumente usado no peito, costas e pescoço, para tratar a congestão nasal e a tosse.

As propriedades medicinais do Vick VapoRub provêm dos seus ingredientes ativos, que incluem a cânfora, o óleo essencial de eucalipto e mentol.

O creme também contém outros ingredientes inactivos, tais como o óleo de folha de cedro, óleo de noz-moscada, petrolato, timol, óleo essencial de terebintina e fragrância de limão.

Mas, você sabia que para além de ser usado para tratar a congestão nasal e a tosse, o Vicks VapoRub tem uma extensa variedade de usos surpreendente? É verdade! Este pequeno frasco de creme tópico pode fazer mais do que apenas ajudar a respirar melhor!

Trata a acne e problemas de pele como a rosácea, é um excelente repelente de insectos, elimina as estrias graças ao seu óleo de eucalipto, trata os fungos nas unhas, treina o seu animal de estimação, cão ou gato, menos indisciplinado, etc. Os usos surpreendentes do Vicks VapoRub são intermináveis!

De seguida estão listados alguns dos usos impressionantes da pomada Vicks VapoRub que você provavelmente desconhecia!

Índice do Artigo:

Trata Dores de cabeça

Alivia a Tosse

Hidratante para os pés

Lágrimas

Alivia Dores Musculares

Alivia Picadas de Insetos

Combate fungos nas unhas

Cotovelo de tenista (epicondilite lateral)

Eczema (Dermatite)

Dor de ouvidos

A Magia do Vicks Vaporub no tratamento da Acne

Tratamento Caseiros para Calcanhares Rachados

Repelente de Mosquitos, melgas

Tratamento Caseiro para Verrugas (cravos)

Auxilia no treinamento do seu animal de estimação

Diminui as Estrias

Trata Dores de cabeça

enxaquecas-dores-de-cabeca

Para o alívio rápido da tensão e dor de cabeça, apenas necessita ter à mão um frasco de pomada Vicks VapoRub. Este produto pode até mesmo ajudar a tratar as dores de cabeça causadas pela enxaqueca.

Os ingredientes básicos contidos na pomada – cânfora, óleo de eucalipto e mentol – todos eles ajudam no tratamento de dores de cabeça.

Para o alivio das dores de cabeça tensionais, esfregue um pouco de Vicks VapoRub nas têmporas e testa, e massageie suavemente para um alívio rápido da dor.

Alivia a Tosse

combate-tosse-e-sintomas-de-gripes-e-resfriados

Sim claro! Quando você o esfrega no pescoço e no peito, é exatamente esse o efeito que o VapoRub se destina a fazer. No entanto, se você não é um/a grande fã do cheiro do produto, aplique-o nos pés (cubra-os com meias), e terá o mesmo efeito de alivio da tosse.

Este é um método empregado por muitas mães, nos pés dos seus filhotes, antes de dormir, a fim de combater os sintomas de gripes e resfriados.

Hidratante para os pés

hidrata-pes-secos

Envolva os seus pés em VapoRub durante a noite e verá que vai acordar com os pés suaves e macios. Bônus: A cânfora pode ajudar a reduzir as dores nos pés cansados.

Lágrimas

lagrimas-como-fingir-estar-chorando

Precisa de algumas lágrimas para melhorar a sua sessão de fotos ou performance no palco? Aplique uma pequena quantidade do bálsamo sobre os olhos e terá o que precisa!

Alivia Dores Musculares

dores-musculares

Para reduzir as dores musculares causadas pelo excesso de trabalho, excesso de treino, etc, o Vicks VapoRub é a solução rápida para acalmar o problema.

O mentol presente na pomada aumenta a circulação sanguínea e proporciona um alívio rápido das dores musculares.

Esfregue uma quantidade generosa de Vicks VapoRub sobre os músculos dororidos.

Massageie suavemente durante 5 minutos.

Envolva a área com uma toalha seca, quente.

Deite-se durante algum tempo para permitir que o bálsamo faça o seu trabalho.

Repita este remédio caseiro 2 ou 3 vezes por dia.

Alivia Picadas de Insetos

alivia-picadas-de-insetos

Se você sofre com as picadas dos ácaros, formigas, aranhas, mosquitos (melgas) ou quaisquer outros insetos, saiba que o Vicks VapoRub ajuda a aliviar a coceira e a sensação de queimação rapidamente.

Saiba O que fazer em caso de picada de aranha

As propriedades refrescantes do mentol presentes no Vicks VapoRub, aliviam a sensação de coceira e reduzem o risco de bolhas e possíveis infecções.

Lave a área com água fria.

Retire uma pequena quantidade de Vicks VapoRub do frasco, adicione uma pouco de sal de mesa, e misture bem.

Aplique na área afectada.

Repita novamente se necessário.

Combate fungos nas unhas

combate-fungos-nas-unhas-unicomicose

Para manter os seus pés felizes e livres de fungos nas unhas (a conhecida onicomicose, tinea unguium ou micose de unha), pode usar um frasco de Vicks VapoRub como remédio, bastante eficaz.

O timol, um ingrediente presente no Vicks VapoRub, um derivado da erva tomilho, auxilia na inibição do crescimento de fungos, possivelmente devido às suas propriedades anti-sépticas, antimicrobianas e antibacterianas.

Um estudo realizado em 2011, publicado no Journal of the American Board of Family Medicine, descobriu que o Vicks VapoRub tem um efeito clínico bastante positivo no tratamento da onicomicose.

Aplique a pomada na unha infectada, cubra com uma gaze e calce as meias.

Repita a aplicação da pomada 2 a 3 vezes ao dia até que a unha fique escura e cresça para fora.

Por fim, corte a parte escura da unha.

Mantenha a aplicação da pomada durante 2 semanas, a fim de se livrar de qualquer fungo e bactérias existentes.

Nota: Certifique-se de que a unha está completamente seca antes de aplicar o Vicks VapoRub sobre ela.

Cotovelo de tenista (epicondilite lateral)

cotovelo-de-tenista-epicondilite

Sofre com as dores irritantes desta tendinite, o cotovelo de tenista? Esfregue o Vicks VapoRub no cotovelo afetado e livre-se da dor de forma instantânea. O Mentol e cânfora, presentes no bálsamo, vão curar o cotovelo dolorido. Volte a aplicar as vezes necessárias até parar de doer.

Eczema (Dermatite)

Aplique a pomada sobre a pele afetada pelo eczema. Esta solução vai diminuir a inflamação e a coceira.

Dor de ouvidos

dor-de-ouvidos

Aplique o Vicks VapoRub a uma bola de algodão. Coloque-a no ouvido dolorido. Esta dica vai dar-lhe um alívio imediato da dor.

A Magia do Vicks Vaporub no tratamento da Acne

vicks-vaporub-para-acne

Sabia que o pote de Vicks VapoRub que você tem em sua casa pode ajudar a tratar um problema de pele tão devastador como a acne? Este é, de fato, um dos remédios caseiros para acne mais fáceis de preparar.

O mentol presente no composto, fornece um alívio rápido da dor e inchaço, ajudando a eliminar a acne numa questão de dias.

eliminar-a-acne-com-vicks-vaporub

A acne é embaraçosa e desconfortável em qualquer idade. É extremamente difícil nos sentirmos bem com nós próprios, “quando o exterior não reflete a nossa verdadeira beleza interior“!

Os defensores da teoria “Vicks VapoRub cura a acne” recomendam usá-lo como uma espécie de removedor de espinhas de emergência, quando uma espinha surge inconvenientemente e inesperadamente.

Quando aplicado na região afetada pela acne, reduz o inchaço e a vermelhidão das espinhas, levando-as a desaparecer dentro de poucos dias ou mesmo durante a noite.

Aplique uma pequena quantidade de Vicks VapoRub sobre a área afetada.

Deixe a pomada atuar durante cerca de 30 minutos.

Lave com água morna.

Repita 3 vezes ao dia durante alguns dias até a pele estár livre de acne.

Embora o Vicks VapoRub não resolva as causas hormonais da acne, as suas propriedades antibacterianas podem ajudar a eliminar as bactérias que causam a acne.

O mentol presente na composição do produto ajuda também a transportar outras substâncias antimicrobianas, bactericidas, através da pele, até ao local da infecção.

É seguro usar topicamente, e o bálsamo parece realmente ajudar a reduzir o aparecimento de espinhas.

Tratamento Caseiros para Calcanhares Rachados

rachaduras-nos-calcanhares

Para manter os seus calcanhares saudáveis, suaves e livres de rachaduras feias, o Vicks VapoRub é o ingrediente certo a considerar!

Devido à presença de mentol, cânfora e óleo de terebentina, este bálsamo ajuda a hidratar e tratar os calcanhares rachados.

Antes de ir para a cama, mergulhe os pés em água morna durante 10 minutos.

Esfregue as áreas rachadas com uma pedra-pomes durante alguns minutos para eliminar as células mortas da pele.

Lave a área com água limpa e seque completamente.

Passe o Vicks VapoRub nos pés e calcanhares, e massageie suavemente.

Coloque as meias e deixe atuar durante a noite.

Na manhã seguinte, lave os pés com água morna.

Repita esta receitinha caseira todas as noites até os calcanhares rachados ficarem completamente curados.

Repelente de Mosquitos, melgas

repelente-de-mosquitos-melgas

Os mosquitos são o veículo para muitas doenças mortais, tais como a dengue e a malária. Se desejar manter os mosquitos afastados da sua pele, já sabe, use Vicks VapoRub 🙂 !

Este bálsamo é o repelente de mosquitos mais amigo do ambiente. Não só eco-friendly, como também mais barato que os repelentes comerciais disponíveis no mercado.

Passe o Vicks VapoRub no pescoço, joelhos, cotovelos, atrás das orelhas e outras áreas expostas, para evitar picadas de mosquitos.

Se desejar também pode abrir um frasco do bálsamo e colocá-lo na sua mesa ao ar livre, para manter os mosquitos afastados.

No caso de ser mordido/a por mosquitos, esfregue o Vicks VapoRub na área e deixe atuar por alguns minutos até aliviar a coceira.

Tratamento Caseiro para Verrugas

O Vicks VapoRub é também um excelente tratamento alternativo para verrugas, especialmente verrugas periungueais (verrugas localizadas em redor das unhas).

Conheça: 18 Remédios Caseiros para Remover Cravos (Pontos Pretos) da Pele

O teor de metanol (álcool metílico), timol e óleo essencial de eucalipto presentes no bálsamo, ajudam a matar o vírus que causa as verrugas. Estes 3 compostos ajudam também a encolher e a secar as verrugas .

Aplique generosamente o Vicks VapoRub na área afetada, cubra com uma gaze e calce as meias (no caso das verrugas estarem localizadas nos pés), ou cubra o local simplesmente com fita adesiva.

Deixe a pomada atuar durante algumas horas ou mesmo durante toda a noite. Repita o procedimento diariamente durante uma semana ou até a verruga cair.

Nota: Antes de aplicar o Vicks VapoRub, certifique-se de ter os pés completamente secos.

Auxilia no treinamento do seu animal de estimação

gato-travesso-problematico-indisciplinado

Você tem um gato ou cão travesso, problemático, indisciplinado, que arruína as suas portas, paredes, janelas, sofás e outros móveis? Sim? Então use o Vicks VapoRub para impedi-los de arranhar, riscar e estragar esses locais.

Os animais de estimação não gostam nem um pouco do cheiro do Vicks VapoRub e vão evitá-lo a todo o custo. Basta aplicar uma pequena quantidade de VapoRub nas áreas onde os animais têm a tendência a jogar as suas garras!

O cheiro vai certamente desencorajá-los de continuar com essa prática, pelo menos nesses locais, uma vez que estas pestinhas maravilhosas detestam o cheiro do Bálsamo, principalmente os gatos, que detestam o cheiro do mentol.

Para os donos de cães, cujos animais ainda estão a aprender onde é o banheiro, ensine-os a não fazer xixi no lugar errado e mantenha os seus tapetes e pisos limpos e livres de xixi. Basta aplicar o bálsamo nas áreas em que você não quer que os animais marquem o seu território.

Diminui as Estrias

vicks-vaporub-para-estrias

Acredite ou não, a quantidade de comentários disponíveis na Internet onde se afirma que o Vicks VapoRub é como uma borracha mágica que apaga as estrias e reafirma a pele solta após a gravidez é enorme!

Veja o vídeo:

Os fabricantes do Vicks Vaporub não afirmam que o produto possa realmente reduzir as estrias nem recomendam o seu uso para o tratamentos de doenças de pele ou cicatrizes.

No entanto, a realidade é que produto tem as propriedades anti-inflamatórias do eucalipto, que podem ajudar a sim, a clarear as estrias, e existem muitas afirmações reais, de mulheres que dizem ter reduzido as estrias em 60 a 100%, apenas com uma semana de uso do bálsamo.

O bálsamo contém uma combinação de óleo de eucalipto, óleo de folha de cedro, vaselina, cânfora e óleo de terebintina.

Esta “combinação perfeita” faz com que a pele excessivamente esticada fique mais suave, e reduz a secura da pele, o que faz com que as estrias se destaquem.

Você tem estrias? Sim? Em vez de gastar uma fortuna em cremes e loções caras, porque não dar uma oportunidade ao Vicks VapoRub? Aceita este desafio?

Como usar:

Esfregue uma pequena quantidade de VapoRub na pele onde você tem estrias visíveis.

Realize uma Massagem com movimentos circulares durante um minuto.

Realize o procedimento duas vezes por dia durante algumas semanas até obter resultados visíveis.

Facebook
Enviado por Fátima Damiani em 28/01/2018
Código do texto: T6238295
Classificação de conteúdo: seguro
Copyright © 2018. Todos os direitos reservados.
Você não pode copiar, exibir, distribuir, executar, criar obras derivadas nem fazer uso comercial desta obra sem a devida permissão do autor.