É difícil esquecer

É difícil esquecer um sentimento, duas lamparinas flutuando pelo vendo, na brisa da beira-mar em Porto Santo. Olho e vejo ainda meus pés molhados de emoção e o meu coração em brasa, no meio daquela mata, indo lavar os pratos do almoço. Andar em direção ao tempo, ocupando no espaço tudo o que ele tinha para nos dar, sem nos ocupar de mais nada do que do cheiro da felicidade.

Hoje eu sou um homem feliz, completo com a minha companheira, mas mesmo assim eu lembro. Nunca pensei que pudesse ser assim. Achava que com o tempo as coisas iam se apagando, mas a verdade é bem outra, elas vão ficando mais fortes, principalmente aquelas que foram realmente importantes para nós. Viver é um exercício de amor... ah se eu soubesse isso naqueles dias.

Agora eu percebo que o que é mais importante do que fazer amor é amar, mas isso é uma consciência que só o tempo pôde me dar. As pequenas sutilezas da vida só são percebidas na medida em que nos entregamos à ela. Enquanto nos seguramos com medo da morte, nos prendemos no corrimão do ego, mantendo-nos limitados e pobres, nos afastando do nosso trabalho espiritual.

Como seria diferente se tivéssemos este conhecimento mais cedo. Apesar de que nunca faltou luz ao nosso derredor, sempre tivemos muitas informações valiosas, em minhas poesias e seus insights, em nossas conversas sempre teve umas pinceladas dos arcanjos que nos acompanhavam amorosamente por todos os lugares para onde íamos, mas é assim mesmo, um aprendizado.