2018

                  



      PASSAGEM PARA O ANO NOVO - FELIZ 2018!



 
         Já às portas de 31 de dezembro com seus rituais de passagem para o Ano Novo, a preparação para nos tornarmos, por alguns segundos, tão antigos quanto os mais antigos, tão presentes quanto os mais presentes, tão futuros quanto os mais futuros, em momentos mágicos no quais estaremos, senão todos, pelo menos infinitos de nós, sós ou acompanhados, com o coração batendo juntos (ainda que tenhamos dificuldade em admiti-lo) no coração irrepetível e sempre o mesmo chamado Esperança, como diz do Ano Novo o amado Mário  Quintana.
 
        
Amigos: Desejo a cada um de nós um 2018 pleno de saúde, esperança, trabalho, amor, paz (...) estes essenciais. Sintetizo tudo, dizendo: Que 2018 nos seja um ano de Caminhos Abertos. Com abertura de caminhos o caminhar se faz  realmente possível.
 AOS AMIGOS DO RECANTO, AOS AMIGOS DO FACEBOOK, AOS AMIGOS DE FORA DO RECANTO E DO FACE, ÀS PESSOAS TODAS DO MEU AFETO, A TODOS OS SERES, INDISTINTAMENTE...
FELIZ 2018 A TI TAMBÉM, ZULEIKA: afinal, tu também é gente rsrsrs.
 
 
P.S. Um sonho meu que ninguém, ninguém - eu o sei - compreenderá. Eu me darei o direito de dizê-lo aqui, pela primeira e derradeira vez: Sempre sonhei ter algum ano em que pudesse estar a sós comigo, só comigo, na passagem de algum 31 para algum 1º de ano. Ah, sonho que se mostrou e se mostra e se mostrará, pela andadura da carruagem, desde sempre e para sempre impossível... Enfim, a vida é o que  é, não e nunca além ou mais do que é... FALEI, AGORA ME CALO PARA SEMPRE rsrsrs...
Abraço grande a todos. Mais uma vez, Feliz 2018. Que assim nos seja!
 





 
 


"A arte do "sincericídio"  - 27/12/2017



 
Um caro amigo do Recanto, Jasper Carvalho, em comentário a texto meu, escreveu que eu pratico a arte do "sincericídio". É verdade, o tal fingimento poético a que Fernando Pessoa se refere não tem tido vez na minha escrita, acho que desde sempre. "Sincericídio" diz bem: uma espécie de suicídio pela linguagem, na tentativa paradoxal de, morrendo, me salvar pela linguagem. Eu me exponho até às vísceras, exponho-me a mim, não tenho por hábito expor ninguém além de mim. Para dizer algum mal delas, outras pessoas, JAMAIS. Só exponho seus nomes se for para elogiá-las, dizer delas algum BEM. Essa qualidade me restou, GRAÇAS AO DEUS.
ABRAÇO GRANDE A TODOS E A CADA UM.


 
30/10/2017 00:28 - Jasper Carvalho
Zuleika é mestre na arte da sensibilidade, é introspecção indelével, Precursora da arte do sincericídio, E diva cativa do sorriso alegre e farto literalmente, dos carentes literários e que ao absorver dos seus intrínsecos e maduros conhecimentos adquire força interior para ir sobrevivendo às forças enganosas do mal, que espreitam a alma sem vermos seus olhos junto a escuridão do lodo a que se se encontram disfarçados. Zuleika é sim dos REIS.Lindo apanágio de Tania Menezes.Saude fisica mental e intelectual as duas.Jasper
 

*************************************

                 Fontes ; Oferecimentos
No decorrer desta já longa vida, estes seres e outros cujos nomes não teria como citá-los todos aqui,  aqui e em lugares, tempos e graus diversos me têm feito sentir que existo e que sou algo sobre a face desta Terra... ainda... A todos, meu reconhecimento.
 



Aos poucos
folhas secas nos tornamos
da paisagem a cada um
no tempo próprio
varrerá o vento.


Ainda assim
em algum lugar
da memória do bosque
nos abrigaremos.



Enquanto  isso
não seja
respiremos: 
Sejamos
ainda quando nos pareça
quase impossível
fontes
de onde brote
e onde pouse a vida.




 
 Ofereço a:


 
Jorge Lescano, in memoriam;  José Garcia Costa; Luís Carlos A. Facuri,in memoriam;  Tony Bahia, que não sei por onde anda, Jorge Miguel Marinho; Carlos Felipe Moisés, in memoriam; Valéria Steiner, Rubens Jardim, Wilson L. Silva, Álvaro Alves de FariaMárcia Cavalcanti, Eunice Cavalcanti Dos Reis, Elisabeth Cavalcanti Dos Reis, Marlene e Amanda Cavalcante, Niete Canovas, Vantuilo Gonçalves, Paulo Miranda, Escreverati De Luca, Alkas, Fábio Brandão, Henricabílio, Hermínia Rohen, Antonio Jadel, Isabel Campos, Jeane Diogo, Tânia Meneses, Regina Madeira Gôda, Dalva Molina Mansano, Lilian Reinhardt, Lúcia Constantino, Edidanesi, Liduina Nascimento, Norma Aparecida Silveira Moraes, Su Aquino, Luamor, Cle, Favinho de mel, Capiau da Roça, Jasper Carvalho, Eliana Cavalcante, Taís Brasil, Sérgio, meu amigo Francisco que não sei se ainda está neste Plano, Ricardo Arini, que foi meu aluno, em nome de todos os que foram meus alunos e que hoje são amigos no facebook,  Maurício José Batista, primo, em nome dos meus primos de Mogi das Cruzes (também os que já se foram), Francieli Cunha, Maria Helena MagesteEunice Arruda, in memoriam;  Arana do Cerrado, Nair, minha mãe; a  Luiz de Souza Silva, meu pai, Verônica Dias dos Reis, minha tia e madrinha,  meu tio Valter Dias dos Reis, minha avó materna Francisca Dias dos Reis, todos in memoriam;  a Zuleika Dos Reis... bem como aos mais amigos não citados aqui, amigos todos de preciosa presença:  do Recanto, do facebook, de outros lugares... de outros tempos...