Praticas para a inclusão de Educação Especial!

Toda pessoa com deficiência tem o direito de estudar em uma escola comum, ou seja, ter a Inclusão na escola comum. Temos que Educar para incluir e Incluir na sala de aula este aluno e seu direito e dever do estado e que todos os profissionais envolvidos nesse processo façam acontecer. Educação inclusiva Para que o aluno com deficiência tenha autonomia e pró-atividade é preciso que tenha uma base sólida, com atenção máxima por parte do educador e em primeiro momento uma dedicação quase que individual. Desta maneira, gradativamente o aluno com deficiência vai desenvolvendo habilidades. E o professor deve buscar mais formação na área de inclusão e procurar novas formas de fazer em sala de aula. É necessário um professor auxiliar para alunos com necessidades especiais. Acredito que uma escola que atende alunos de quaisquer aspectos de natureza diferenciados, seja física, psíquico, motor exige única e exclusivamente, uma só ferramenta que é o compromisso com esse aluno. É preciso usar materiais adaptados para a aprendizagem de todos os alunos, para que todos possam interagir uns com os outros e também com o professor. O professor deve trabalhar a partir do que o aluno já conhece e respeitar o seu ritmo de aprendizado. É preciso preparar o professor para a Educação Inclusiva, qualificando o profissional para atender os alunos com deficiência. Preparar a escola com infra-estrutura para atender os alunos. O professor deve buscar mais formação na área de inclusão e procurar novas formas de fazer em sala de aula. É necessário um professor auxiliar para alunos com deficiência. É preciso usar materiais adaptados para a aprendizagem de todos os alunos, para que todos possam interagir uns com os outros e também com o professor. O professor deve trabalhar a partir do que o aluno já conhece e respeitar o seu ritmo de aprendizado. Para que o aluno com deficiência tenha autonomia e pró-atividade é preciso que tenha uma base sólida, com atenção máxima por parte do educador e em primeiro momento uma dedicação quase que individual. Desta maneira, gradativamente o aluno com deficiência vai desenvolvendo habilidades. Para promover maior autonomia e pró-atividade aos alunos com ou sem deficiência em sala de aula é necessário que o professor conheça o potencial de trabalho e o ritmo de cada aluno. A partir disso, deve elaborar seu plano de aula considerando como ponto de partida o conhecimento que cada um já tem. Acredito que o incentivo é muito importante, assim como deixar o aluno apresentar suas habilidades, o segundo professor nem sempre deve fazer tudo para o aluno, pois assim o mesmo não será incentivado e nem estimulado. A avaliação deve ser individual, tendo como referência o crescimento de cada um, sem jamais comparar os alunos uns com o outros, pois cada indivíduo tem o seu próprio processo de desenvolvimento intelectual e cognitivo. Sabe-se que, para acontecer à inclusão eficaz, o professor desempenha um papel fundamental, para tanto é necessário que ele utilize-se de diversas estratégias pedagógicas, dentre elas pode-se citar: - atividades da sala de aula que tenham acomodações e a participação de todos ativamente, inclusive daqueles que apresentam necessidades educacionais especiais; analisar várias abordagens de ensino, para trabalhar com alunos com diferentes níveis de desempenho, reavaliando as práticas e determinando as melhores maneiras possíveis de promover a aprendizagem e o principal aspecto é que os educadores precisam romper paradigmas e manterem-se atualizados constantemente, inovando em práticas educacionais, promovendo uma educação inclusiva e de qualidade.

Curso sobre Práticas Inclusivas para Formação de Professores

Fátima Damiani
Enviado por Fátima Damiani em 05/12/2017
Código do texto: T6190742
Classificação de conteúdo: seguro
Copyright © 2017. Todos os direitos reservados.
Você não pode copiar, exibir, distribuir, executar, criar obras derivadas nem fazer uso comercial desta obra sem a devida permissão do autor.