À população negra brasileira, o meu respeito

À população negra brasileira, o meu respeito

Heróis negros do Brasil e do mundo afora, os conhecidos e os não tão conhecidos, os da história, os da música, os da Ciência, os das Artes, os das ONGs, os que derramaram e os que derramam suor, lágrimas e mesmo sangue em nome dos direitos da população negra tem hoje um dia especial para serem lembrados, junto aos que defendem.

E pensar que apesar desta luta secular e apesar de todos os esforços e tentativas dos últimos governos, quando observo à volta, vejo que pouca coisa mudou. Eu, ao longo de mais de vinte anos, tive um professor negro, uma professora negra, um entrevistador negro, um supervisor negro. Um e somente um em cada situação. Eles ainda são exceção. As reivindicações não se tratam de "excesso de direitos", nem "coitadismo", como afirmam aqueles que leem jornal e revista no sofá e não vivem as situações: basta olhar em volta para verificar onde e em que condições a maioria da população negra mora e/ou trabalha e como é formada a população carcerária do Brasil.

E como se não bastassem as mudanças quase insignificantes das últimas décadas, ainda ontem ou quase ontem, nos deparamos com um infeliz de terno e gravata falando atrocidades, o que acha que sabe sobre um quilombo, e sendo ovacionado por uma plateia que representa a significativa massa de levianos que vê naquele infeliz a solução para este país. Os gritalhões que me fazem sentir uma profunda vergonha por serem meus vizinhos.

Igualdade, meus amigos, igualdade para todos, nada mais que isso. Já era para estar acontecendo há muito tempo. Mas o que era para ser realidade é ainda um sonho distante, o que é muito triste.

A todos os negros brasileiros que lerem estas palavras na internet, especialmente os amigos, quero deixar aqui o meu abraço e, apesar das palavras, muita luz e positividade. Que a vida seja melhor, que o negro brasileiro tenha mais valor e respeito e que o pouco que já foi conquistado não seja nunca extirpado. Um abraço caloroso e de muita perseverança aqui deste simplório mensageiro.

(Gabriel)

Gabriel LFT
Enviado por Gabriel LFT em 20/11/2017
Reeditado em 20/11/2017
Código do texto: T6177373
Classificação de conteúdo: seguro
Copyright © 2017. Todos os direitos reservados.
Você não pode copiar, exibir, distribuir, executar, criar obras derivadas nem fazer uso comercial desta obra sem a devida permissão do autor.