COLEGA ,POR SUGESTÃO SUA EU RESOLVI...

Colega ,por sugestão sua eu resolvi,meramente,dar uma olhadinha em matérias que aludam sobre aquela comunidade mística-religiosa de que você falou algumas vezes na sala ,geralmente nos intervalos do almoço, chamada VALE DO AMANHECER e certifiquei o seguinte:

-É sim, num ponto de vista religioso ,um 'espaço físico' (e ousaria dizer ,sem embaraço) voltado 100%(cem por cento) para a prática de liturgias do CATOLICISMO ROMANO !

E por que eu diria isto? Se existem outros símbolos e temáticas religiosos místicos (conforme um dos vídeos) espalhados pelo espaçoso recinto daquela comunidade ! Ora, existe sincretismo que utiliza a ESTRELA DE DAVI,por exemplo, como símbolo religioso católico para praticar seus respectivos rituais e não devamos olvidar o fato ,diga-se de passagem histórico, de que o sincretismo religioso de matrizes africanas praticado aqui no Brasil , está dialeticamente ligado,inda que forçoso, ao Catolicismo, ou eu estou enganado ?!

Rapidamente vamos só lembrar algumas correlações de 'santos' aos 'orixás':

Santa Bárbara = iansã.

São Jorge = Ogum .

Jesus = Oxalá.

Senhora da Conceição= Iemanjá.

A relação das correlações santos-orixás é imensa .

No meu exclusivo ponto de vista , o que me chamou mais a atenção foi o aparente proselitismo(se fosse num grupo político-empresarial seria corporativismo) por parte de 'lideres' daquela comunidade religiosa, quando recomendam não frequentar outras 'religiões', a partir do momento que a pessoa se comprometa e/ou participe de maneira constante de suas LITURGIAS e segundo meu entendimento , a pessoa estaria sujeita a revestrés, o que tudo indica, espiritual.

Sincera e honestamente fiquei um tanto desapontado,pois, quando você começou falar sobre essa comunidade religiosa pressuposta e verdadeiramente ecumênica, foi surgindo em mim a vontade de ao menos visitá-la um dia...E cada vez que você comentava a respeito dela esse desejo em se exacerbava, porém, depois de ter visto ao vídeo um crucifixo enorme ; imagem de Santa Maria ;imagem de Jesus Cristo,etc., concluí que se trata de um templo colossal do Catolicismo e por que não lembrar que sua fundadora foi uma sergipana católica que atendia pelo nome de Tia Neiva, embora , devemos lembrar que o fato de Tia Neiva ter sido católica não quer dizer absolutamente nada , pois, o fundador do Reformismo Protestante também era um monge católico, a descomunal diferença entre ambos (a brasileira Tia Neiva e o alemão Martinho de Lutero) é que, por dissidência, o alemão Lutero tratou logo de se distancia de sua origem católica, não ocorrendo o mesmo com a brasileira...

luteixfil
Enviado por luteixfil em 17/11/2017
Reeditado em 17/11/2017
Código do texto: T6174091
Classificação de conteúdo: seguro
Copyright © 2017. Todos os direitos reservados.
Você não pode copiar, exibir, distribuir, executar, criar obras derivadas nem fazer uso comercial desta obra sem a devida permissão do autor.