As contribuições da Antropologia para o Multiculturalismo!

Está gostando de saber mais sobre Antropologia?

Nesta etapa você vai conferir as contribuições desta ciência para o Multiculturalismo, verificando os conceitos antropológicos e sua relevância para a compreensão deste fenômeno, bem como para o convívio em uma sociedade multicultural. A partir do estudo da Antropologia podemos compreender o papel decisivo que tem a cultura para nossa espécie. Esta nos determina de muitas formas, inclusive em nossas concepções acerca de nós mesmos e dos outros.

Na tarefa de entender cientificamente este fenômeno, o saber antropológico desenvolveu os conceitos de etnocentrismo e relativismo cultural. Tendo por base estes, debata: como é possível superar o sentimento de superioridade em relação às outras culturas e adotar um posicionamento relativista diante destas?

Penso que uma das formas de superar o sentimento de superioridade em relação a outras culturas é estimular o pensamento antropológico na educação desde a mais tenra idade, mantendo, ao longo dos anos da educação formal, mesmo nos ensinos fundamental e médio, também esse pensamento como linha condutora na educação (muitas vezes essas questões só vão ser abordadas no ensino superior, quando o são!). Isso ajudaria não só a interação com culturas de outros países e povos, mas também à construção de tolerância dentro de nossa própria sociedade em relação a outras formas de estar no mundo, outras crenças religiosas, outras orientações sexuais, outros posicionamentos políticos.

Cada cultura tem suas virtudes, seus vícios, seus conhecimentos, seus modos de vida, seus erros, suas ilusões. Na nossa atual era planetária, o mais importante é cada nação aspirar a integrar aquilo que as outras têm de melhor, e a buscar a simbiose do melhor de todas as culturas. A França deve ser considerada em sua história não somente segundo os ideais de Liberdade-Igualdade-Fraternidade promulgados por sua Revolução, mas também segundo o comportamento de uma potência que, como seus vizinhos europeus, praticou durante séculos a escravidão em massa, e em sua colonização oprimiu povos e negou suas aspirações à emancipação. Há uma barbárie europeia cuja cultura produziu o colonialismo e os totalitarismos fascistas, nazistas, comunistas. Devemos considerar uma cultura não somente segundo seus nobres ideais, mas também segundo sua maneira de camuflar sua barbárie sob esses ideais.

A antropologia oferece conhecimentos de conceitos que são de fundamental importância para o multiculturalismo, e para a aceitação das diferentes culturas, tornando o ser a antropólogo um especialista necessário para que se tome conhecimento das diferentes culturas, o que é fundamental para que os povos tolere os comportamentos das outras culturas; assim o relativismo cultural é um conceito que se faz necessário por que opõe ao etnocentrismo, este ultimo diz respeito a observação e comparação do comportamento de culturas com uma em especial, essa seria superior a comparada. Relativismo cultural nos mostra que os valores e costumes são válidos para a cultura em que foram criados, portanto é inaceitáveis em outra. O conhecimento é o caminho para um bom relacionamento entre as diversas culturas existente.

Curso de Antropologia Geral e o Debate Multicultural

Fátima Damiani
Enviado por Fátima Damiani em 11/11/2017
Código do texto: T6168470
Classificação de conteúdo: seguro
Copyright © 2017. Todos os direitos reservados.
Você não pode copiar, exibir, distribuir, executar, criar obras derivadas nem fazer uso comercial desta obra sem a devida permissão do autor.