A Antropologia é a ciência que estuda o homem!

A Antropologia não se encontra desvinculada de seu tempo, sendo antes um reflexo das condições sociais, políticas, econômicas e culturais deste. Neste sentido, podemos relacionar o aparecimento da Antropologia ao processo cultural do ocidente, através do Renascimento e do Iluminismo, e a expansão econômica do capitalismo a nível mundial. Diante disto, debata: como a Antropologia serviu ao projeto colonialista e por que veio a fazer a crítica do mesmo?

A Antropologia é a ciência que estuda o homem por inteiro, como um todo, preocupando-se com os vários aspectos da existência humana. Ao estudar a sociedade integralmente a crítica é relacionada a forma de separações deste projeto. A Antropologia foi crítica ao Colonialismo devido a sua contrariedade perante o que o projeto do período executava. Em uma época cuja "superioridade" era predominante (modelo Casa Grande e Senzala), a Antropologia veio de contramão a isso e pregava pela igualdade das classes.

A Antropologia tem prestado grande contribuição para o entendimento de nossa sociedade, ajuda na elucidação de questões gerais relativas ao homem, além de servir de complementação para várias outras ciências. A Antropologia serviu ao trazer informações com seu método de observação participante e analise sobre os fatos observados e vivenciados. Contudo, ao comparar as culturas ela pode entender e criticar alguns atos cometidos.

Talvez, tal qual criança, a antropologia, deixou-se levar pela sua inocência e serviu aos interesses imperialistas, vindo a munir com informações privilegiadas os senhores coloniais, que se aproveitando da fragilidade dos povos subjugados, rebaixou essas culturas à condições desumanas, vindo a insistir durante séculos no processo de escravidão humana.

Porém a criança cresceu e ao amadurecer, abriram-se-lhes os olhos e esta prontamente colocaram-se contra o racismo e a dominação praticada pelas nações império-colonialistas.

Curso Antropologia Geral e o Debate Multicultural

Fátima Damiani
Enviado por Fátima Damiani em 11/11/2017
Código do texto: T6168464
Classificação de conteúdo: seguro
Copyright © 2017. Todos os direitos reservados.
Você não pode copiar, exibir, distribuir, executar, criar obras derivadas nem fazer uso comercial desta obra sem a devida permissão do autor.