Evolução ou retrocesso eis a questão!

A Filosofia e a Ciência têm procurado cada uma à sua maneira, dar conta de responder ao questionamento acerca de nossa natureza. Ao longo de nossa história, vemos como durante nossa caminhada no planeta viemos nos concebendo diversamente e que estas concepções acerca de nós mesmos são devedoras das características socioculturais das sociedades que forjaram estas ideias. Diante deste quadro, debata: como o ser humano se define presentemente à luz da Antropologia?

Realmente muito importante e interessante a Antropologia por ter uma abordagem geral do ser humano. O homem moderno se tornou um ser que pensa e interage com o meio. Ele se define e se constitui de acordo com a época, isso mostra que esta sempre a pensar e a interagir de forma a cada dia se superar buscando sempre aprender novas descobertas, novos desafios. O homem tende estudar sua própria existência não importa sua religião ou tempo, isso leva a uma filosofia de vida histórica por conta do ser humano construir sua própria história a cada passo que der. Um ser que desenvolve conhecimento, criando e recriando a si mesmo e ao seu mundo ao redor. Um ser atrelado a uma vasta pluralidade cultural, que se autodefine como plurietnico.

O homem é um ser cultural, ele tem a capacidade de conhecer a si e a sociedade, buscando sempre estar evoluindo, construindo e refletindo sobre os seus atos. O homem de hoje tem a capacidade de estudar, coisas que não estão ao seu alcance, procuram melhorar cada vez mais o seu raciocínio, para o descobrimento de todas as coisas novas.

Para melhorar os seus conhecimentos e se desenvolver numa sociedade capitalista que sempre esta em constantes transformações, este homem reage a tudo isso.

E com a inovação das tecnologias ele está perdendo a sua própria essência, se perdendo de si mesmo, esquecendo do amor ao próximo, o egoísmo está cada vez mais evidente no ser humano em geral. E na era da globalização esse mesmo homem luta para ter o direito de se igualar aos outros e adquirir capacidades para desenvolver tais habilidades que são exigidas pelo mercado de trabalho para se auto gerir.

São incríveis as transformações e mudanças de pensamentos e do agir humano. Pensamos então, como seremos em longo prazo, para onde caminharemos, pois o homem e um ser definido como pensante em tudo, tornou os estudos para si como um ser que raciocina capaz de agir, criar, projetar e nos dias atuais esquecendo-se de cuidar do seu habitat. Com as mesmas características que os separa do animal irracional, ele as utilizam para destruir o planeta em que vive. Fica a reflexão estamos morrendo um pouco a cada dia com essas atitudes impensadas?

Como podemos resolver os nossos problemas sociais, políticos e econômicos? Eis a questão. O homem moderno encontra se rodeado por informações, pois este vive em um mundo globalizado, alienado a seus celulares e tabletes, muitos os usam como ferramentas outro se veem refém destas tecnologias. O homem está regredindo ao seu estado inicial, ou seja, ao estado de homem das cavernas. Visto que, suas atitudes e comportamentos não condizem com a sua grande evolução.

Curso de Antropologia Geral e o Debate Multicultural

Fátima Damiani
Enviado por Fátima Damiani em 11/11/2017
Código do texto: T6168460
Classificação de conteúdo: seguro
Copyright © 2017. Todos os direitos reservados.
Você não pode copiar, exibir, distribuir, executar, criar obras derivadas nem fazer uso comercial desta obra sem a devida permissão do autor.