Que se faca cumprir a lei simplesmente isso!

As demarcações de terras indígenas geram grande polêmica. Em especial na região Amazônica, envolvendo diversos agentes: órgãos governamentais, como a FUNAI, o Exército, organizações não governamentais (ONGs), a Igreja e, por vezes, até governos estrangeiros. Em relação às demarcações de territórios indígenas, qual a sua opinião, como cidadão brasileiro, sobre esta polêmica temática?

Posso iniciar dizendo que este problema é muito sério e que principalmente o governo brasileiro deve olhar com respeito aos direitos de posse onde terras aos indígenas é obrigação do Estado, pois eles sempre estiveram por aqui até mesmo antes de se chamar Brasil, ou seja, a terra é deles, por isso as entidades principalmente nacionais devem lutar com toda garra para que este direito seja garantido. É de suma importância os índios terem seu espaço onde possam manter suas tradições e culturas, pois os mesmos devem ser respeitados como cidadãos e mais ainda como verdadeiros fundadores do Brasil, sim, pois aqui chegaram primeiro e fazem parte de nossa história e história esta que devemos manter protegida, merecem ter território garantido em lei. O mundo capitalista tem muito a aprender com os povos que já existiam.

Os índios têm todos os direitos de ter suas terras protegidas, sofreram e ainda sofrem com mudanças territoriais que o governo ainda impõe. Como os índios, são os herdeiros por direito do Brasil, nada mais justo do que corrigir tal violência sofrida pelos menos na colonização e até os dias atuais, os quais, ainda sofrem frequente discriminação e na maioria dos casos são privados das benesses da atual sociedade. A demarcação de terras indígenas é de extrema necessidade. Por longos séculos os povos indígenas foram massacrados e desterrados se seus habitats, nada mais justos que o governo conceda aos indígenas as reservas que lhe são de direitos. Os povos indígenas têm o pleno direito a terra. Mesmo porque eles foram os primeiros habitantes desses continentes Temos que aprender a conviver e respeitar todas as etnias. Respeitar suas demarcações, suas culturas e formas de viver. Creio que essas demarcações não levam muito em conta a autonomia do índio em tomar decisões que são do interesse da sua comunidade. Esses territórios não contam com uma infraestrutura adequada ao bem estar do índio e nem possibilita seu desenvolvimento. Eles ficam isolados e muitas vezes chegam à mendicância, pois são completamente dependentes do estado. A importância de uma terra demarcada não é só a segurança de o índio ter suas terras, mas também a preservação do meio ambiente, pois nos somos os guardiões dos maiores biomas do Brasil, retirando das mãos do agronegócio, e assim a preservação da natureza para anos futuros. Não posso esquecer-me da ligação com a ancestralidade, nossos troncos velhos, nossas historias com a terra, pois é onde esta nossas vivencias e artefatos que não nos deixa ser esquecidos.

O Brasil precisa de pessoas que conheçam a história para poder resolverem estas questões de demarcação de terras. Afinal, o índio chegou primeiro, porém já se passaram muitos anos, creio ser necessário que seja feito um acordo onde todos saiam ganhando Desde criança eu ouço falar dos índios brasileiros. A história oficial dos livros mostra uma realidade que na verdade deixa a desejar. Fiz já vários trabalhos junto a algumas aldeias no Sul e São Paulo e o que sempre vi, foram várias famílias indígenas em estado de insegurança, por não ter em definitivo as suas terras demarcadas, e com isso, muitos se entregando a desesperança e o alcoolismo dizimando jovens e adultos e ao desconforto de não ter mais as matas e rios para caçar e pescar, só aguardando algum socorro por parte da FUNAI e ONGs, que aliviam as necessidades deles. As poucas terras que existe, ainda é de péssima qualidade, resultando numa colheita minguada infelizmente. Creio que falta vontade política do Congresso Nacional para enfrentar esse problema que se arrasta por tanto tempo. Somos devedores á esses nossos queridos. Eu como cidadã brasileira, entendo a importância influencia dos indígenas sobre nosso país. A questão não é apenas geográfica, mas sim cultural. Preservar as tradições e povoamento dos indígenas é uma forma de preservação de um patrimônio cultural imaterial, que é presente nos costumes e hábitos do cidadão brasileiro, que compõem nomes de cidades e alimentos. Além disso, a preservação vai além da cultura local, e sim preservação da Natureza, de uma região que rica pela biodiversidade e riquezas.

Curso de Antropologia Geral e o Debate Multicultural

Curso sobre Contribuição Indígena e Africana na Formação do Povo Brasileiro

Fátima Damiani
Enviado por Fátima Damiani em 05/11/2017
Reeditado em 05/11/2017
Código do texto: T6163145
Classificação de conteúdo: seguro
Copyright © 2017. Todos os direitos reservados.
Você não pode copiar, exibir, distribuir, executar, criar obras derivadas nem fazer uso comercial desta obra sem a devida permissão do autor.