O Cuidar e Educar caminha juntos!

A Educação Infantil é parte integrante da Educação Básica e tem como finalidade o desenvolvimento do educando, assegurando-lhe a formação comum ao exercício da cidadania. De acordo com os Referenciais Curriculares Nacionais para a Educação Infantil, o papel desta etapa da educação organiza-se a partir de dois eixos: o CUIDAR e o EDUCAR. Partindo destas duas orientações, como deve ser organizado o trabalho pedagógico para a Educação Infantil? Como deve ser articulado o Cuidar e o Educar nesta etapa da educação?

A proposta para se trabalhar com crianças na creche tem como parâmetros, conhecer seus interesses e necessidades, saber um pouco da história, de cada um, conhecer a família, as características de sua faixa etária, a fase de desenvolvimento em que se encontra, além de considerar o tempo de permanência na escola. Portanto, é um trabalho que apresenta preocupação com os cuidados básicos e fundamentais, a uma vida saudável. Assim, considera-se o cuidar de forma ampla onde as necessidades devem ser o eixo norteador do atendimento, pois é por meio da observação que se pode ter uma visão do como educar. Os resultados indicaram que: o cuidar e o educar são essenciais no desenvolvimento cognitivo, afetivo, físico e linguístico da criança; que todas as situações diárias na creche são atos educativos, pois as brincadeiras, os jogos, as atividades dirigidas, enfim, as rotinas diárias devem buscar autonomia e a formação da identidade, a construção de hábitos saudáveis, e tudo isso, é cuidar e educar as crianças em creches para a vida. Fonte: https://psicologado.com/atuacao/politicas-publicas/criancas-em-creche-um-espaco-onde-o-cuidar-e-o-educar-caminham-juntos © Psicologado.com

De acordo com a apostila, o [...]Cuidar, mas procurando, principalmente, atender a criança de maneira integral, onde suas especificidades (psicológica, emocional, cognitiva, física) devem ser respeitadas[...] Educar, no sentido de que [..]a criança constrói o conhecimento, como já sinalizado, a partir das interações que estabelece com as outras pessoas e com o meio em que vive. O conhecimento não se constitui numa reprodução das situações vividas, mas é resultado da criação, significação e resignificação das mesmas[...] Desta maneira, a educação infantil passa de cuidar dos estudantes para o patamar de analisar o contexto social e temporal da criança, aplicando os conceitos da construção de conhecimento no seu processo de desenvolvimento social e intelectual.

A arte de Cuidar e Educar caminha juntos!

Educando a criança, e lhe ensinando o que toda criança deveria saber, que o meu direito termina quando inicia o do meu amigo. A criança como ser humano e em fase de adaptação e aprendizado, deve ser respeitada com todas as suas limitações. Respeitar cada criança com sua individualidade! Eles serão o futuro da nação. Para termos um futuro melhor, é para eles que devemos trabalhar, no sentido de educação, aprendizagem. Bem estruturado dentro do Projeto Pedagógico traçado pela Secretaria de Educação e a LDB. Com muito cuidado, dedicação e amor, pois é nessa primeira fase que o educando aprende a gostar de tudo aquilo que o cerca, principalmente o gosto pela leitura.

Curso de Educação Infantil sobre o Brincar e Cuidar!

Fátima Damiani
Enviado por Fátima Damiani em 04/11/2017
Código do texto: T6162498
Classificação de conteúdo: seguro
Copyright © 2017. Todos os direitos reservados.
Você não pode copiar, exibir, distribuir, executar, criar obras derivadas nem fazer uso comercial desta obra sem a devida permissão do autor.