Essa discriminação irá diminuir cada vez mais!

Com o passar do tempo, acredita-se que essa discriminação irá diminuir cada vez mais,seja por respeito,castigo ou guerra. A humanidade caminha para a evolução, e é notável que o racismo esta cada vez menor, pois mesmo sabendo que a cultura deixada pelos antepassados nos mostrava que algumas raças eram escravos, e nossa evolução nos fez enxergar o quanto o ser humano, ao mesmo tempo em que é singular, também é homogêneo, tornando todas as raças livres. O sistema de cotas permite uma maior diversidade nas universidades. Assim, é benéfica mesmo para as populações que tradicionalmente tiveram acesso às universidades, pois estas não serão formadas dentro de "bolhas" sociais, ou seja, dentro de universidades frequentadas por apenas um grupo social, étnico ou racial. As universidades devem refletir a diversidade cultural, socioeconômica e racial existentes na sociedade. É através da convivência, na universidade, com culturas diferentes, que aprenderemos melhor a conviver com essas mesmas culturas na sociedade. O sistema de cotas no BR se faz necessário, por um determinando tempo, visto que precisamos nivelar de formar menos desigual as possibilidades de acesso á educação, que ainda se faz desigual entre brancos, negros e indígenas, em nosso país. É só entrar nas universidades ou nas escolas privadas que aprovam mais no ENEM, que veremos uma maioria branca e uma minoria negra. Isso com certeza, ainda é fruto do preconceito de outrora, que permanece talvez mais brando, mas não menos excludente. O sistema de cotas fará com que a população atual consiga nivelar com maior igualdade as oportunidades de entrada no ensino superior, o que em longo prazo, pode gerar a igualdade desejada, e as futuras gerações poderão aí sim, concorrer de igual para igual às restritas vagas do ensino superior público e gratuito. Talvez nem em 50 anos de política de cotas funcionando completamente consigamos reparar o mal que nossos antepassados legaram aos povos escravizados. Neste sentido, considero a política de cotas além de tardia, extremamente necessária e o único caminho para diminuir as desigualdades sociais geradas pela discriminação racial.

Curso de Antropologia Geral e o Debate Multicultural

Varias Visões sobre a Lei das Cotas!

Fátima Damiani
Enviado por Fátima Damiani em 01/11/2017
Código do texto: T6158967
Classificação de conteúdo: seguro
Copyright © 2017. Todos os direitos reservados.
Você não pode copiar, exibir, distribuir, executar, criar obras derivadas nem fazer uso comercial desta obra sem a devida permissão do autor.