O racismo velado brasileiro tenta denegrir ações positivas!

Entendo que para este assunto existem dois lados da moeda, no entanto crimes contra outros povos que foram cometidos no Brasil não podem ser tapados ou ressarcido através de cotas, acredito que todo ser humano é capaz de alcançar seus objetivos dentro de uma sociedade (claro que ainda é difícil, pois existe em nosso país o racismo, que acaba por criar barreiras em nossa sociedade), por outro lado sim, temos que mostrar que no Brasil todo cidadão pode e deve desfrutar dos mesmos direitos seja através de cotas ou não ( até porque cotas não diminuem o intelecto de alguém). Ou então por que temos uma constituição? Se todos somos iguais qual motivo de favorecer uma minoria? Sempre estudei em escolas públicas e ao meu lado sempre teve pessoas de várias etnias e raças, tivemos os mesmos professores, a mesma qualidade de ensino. Creio que essa seja a realidade de uma grande parte do Brasil. Assim, por que favorecer somente alguns com cotas? Penso que a lei de cotas foi um instrumento criado a fim de equiparar a sociedade, diminuindo a desigualdade existente entre os grupos raciais; infelizmente a população negra ainda enfrenta a herança da escravidão, existindo um quantitativo expressivo de pessoas com baixa qualificação e por consequência, trabalhadores com pouca especialização ou nenhuma. A oportunidade de poder ingressar em um curso superior ou concorrer uma vaga em determinada instituição não significa falta de capacidade intelectual, é somente uma tentativa de diminuir as distâncias sociais na tentativa de criar espaço mais igualitário, e quem sabe em um futuro não seja necessário esse tipo de política pública, quando a sociedade for um espaço de equidade. Correto para as etnias se equiparar com os brancos e com classes superiores. Mas por outro lado desfavorecem outros que não entram nos grupos étnicos e são dos níveis econômicos do mesmo, e isso também acaba em rivalidades na hora de conseguir uma bolsa ou emprego. No Brasil é muito difícil o trabalho, pois o país não oferece vagas de trabalho suficiente para a demanda e com as cotas os grupos étnicos acabam sendo privilegiado enquanto o branco de nível mais baixa acaba também ficando para trás. Sou uma defensora das cotas e meus argumentos deixam claro isso. Como se viu em vários países que também adotaram essas ações afirmativas, o acesso do negro às universidades já podem ser notadas a partir do momento que identificamos suas presenças em diversos campos profissionais. No Brasil, país notadamente racista, a implementação dessas ações são mais que ideais, são necessárias, e por conta do ponto de vista racista de grande parte de nossa sociedade, esse caminho não é fácil.

Curso de Antropologia Geral e o Debate Multicultural

Fátima Damiani
Enviado por Fátima Damiani em 01/11/2017
Reeditado em 01/11/2017
Código do texto: T6158937
Classificação de conteúdo: seguro
Copyright © 2017. Todos os direitos reservados.
Você não pode copiar, exibir, distribuir, executar, criar obras derivadas nem fazer uso comercial desta obra sem a devida permissão do autor.