Multiculturalismo

O multiculturalismo compreende uma área de conhecimento que procura abordar os temas da discriminação e das desigualdades sociais.

Uma das bandeiras do movimento multicultural está em garantir a preservação e a legitimidade das mais diversas manifestações culturais. Por outro lado, o movimento expressa uma preocupação generalizada com a possibilidade de homogeneização das culturas, sobretudo da cultura ocidental em relação às outras. Nesse sentido, ocorre perguntar: existe um caminho possível para que coexistam culturas com valores diferentes do ponto de vista global? Na sociedade brasileira, as opiniões sobre a Lei de Cotas nas Universidades Públicas estão divididas. Alguns segmentos sociais compreendem que esta lei reforça o racismo já existente no país, fazendo com que negros e pardos ou pessoas de condições socioeconômicas desfavoráveis acessem as universidades não pelo mérito, mas por força do enquadramento na lei. Por outro lado, outros segmentos sociais compreendem que esse sistema existe para equiparar danos provocados a estas etnias e classes sociais que sempre foram marginalizadas no decorrer da história do país. E você? Qual sua posição sobre o assunto?

Sou da opinião que o governo não fosse por este caminho, pois a partir dai ele mesmo mostrou o quanto e discriminatório, penso que deveria ter uma fiscalização mais eficiente para que realmente só as pessoas com menor poder aquisitivo frequenta em universidades publicas, pois muito sabemos que a grande maioria dos que estudam nestas faculdades são pessoas de alto poder aquisitivo que conseguem

burlar o sistema dando uma de pobres. Se não existe efetiva igualdade de oportunidades e direitos entre os membros da sociedade, os direitos jurídicos (leis) respondem fundamentalmente ao propósito de nivelar desigualdades históricas (como as injustiças com negros e índios perpetradas por nossos antepassados, gostemos de encarar isso ou não). Portanto, enquanto as enormes desigualdades no país não forem solucionadas nas mais diversas áreas (educação, saúde, segurança), serão necessárias leis SIM para garantir que parcelas significativas da população não fiquem de fora da vida social do país. Hoje no Brasil apenas 25% de pessoas são contrárias as cotas raciais. Vou deixar claro não é contra as cotas em si, somente contra as cotas “raciais”. Responsabilizar os brancos de hoje pelo que os brancos do passado fizeram é um absurdo, não faz sentido. Muitos brasileiros vivem em pleno o estado de pobreza, miserabilidade e muito necessitados de tudo que e básico. Pode ser brancos e negros. Por que razões somente negros devem merecer o privilégio? As cotas fazem com que um negro pobre tenha um privilégio frente a um branco de mesmo nível social. Dar privilégio para que alguém possa estar em determinado lugar com base na cor de sua pele se consiste no pior tipo de racismo que existe.

Que diferença faz se o dentista é branco ou negro? O que interessa não é a cor do dentista, mas a sua qualidade. Um país justo não é um país que tem igualdade absoluta entre brancos, pardos, amarelos e negros; mas um país onde qualquer um, não importando a cor ou a origem, possa perseguir seus sonhos através do fruto de seu trabalho.

Numa sociedade justa, negros, brancos e amarelos têm as mesmas chances de vencer na vida e a cor da pele dos outros nunca é um obstáculo para o seu crescimento. A Lei de Cotas nas Universidades foi um bom começo de muitos outros que surgirão, deveria ser melhor, mas pior seria sem ela. Por mais que fortaleça o preconceito já existente, ainda assim seremos capazes de superar qualquer obstáculo. O que importa é abraçar essa oportunidade e seguir em frente porque somos capazes sim! As cotas são uma realidade, necessária e válida.

Justificadas pela história de colonização, exploração e escravidão e, por conseguinte, pela lógica cruel e genocida de condenar parte da população desfavorecida a não ascender socialmente. Para quem cita casos particulares e pessoais de exceção, é desconhecedor de uma leitura crítica e analítica do processo histórico. As cotas não excluem a necessidade de investimentos no sistema público. Os danos históricos da discriminação precisam e devem ser reparados, porém, o fato do acesso a universidade pelas minorias se dar por força de Lei e não por mérito, tem contribuído mais ainda para a perpetuação do racismo já existente no Brasil. Os grupos sociais de todo o mundo, sempre tiveram suas opiniões, reparações(discriminação), sobre outros grupos.

No entanto, esses grupos se localizavam distante um dos outros, mas com o passar do tempo, a evolução trouxe a oportunidade de conhecer (visitar) outras raças e até mesmo conviver com elas. Porem, a discriminação veio junta na bagagem da cultura herdada do ambiente antigo.

Curso de Antropologia Geral e o Debate Multicultural

Fátima Damiani
Enviado por Fátima Damiani em 01/11/2017
Reeditado em 01/11/2017
Código do texto: T6158932
Classificação de conteúdo: seguro
Copyright © 2017. Todos os direitos reservados.
Você não pode copiar, exibir, distribuir, executar, criar obras derivadas nem fazer uso comercial desta obra sem a devida permissão do autor.