Multiculturalismo e o Respeito as diversidades!

Vivemos atualmente o contexto do mundo globalizado, a era da informação. E dentro dessa realidade entendemos que o mundo é, ou deveria ser, multicultural. No Brasil, o convívio multicultural não deveria representar uma dificuldade, afinal, a sociedade brasileira resulta da mistura de raças - negra, branca e índia - cada uma com seus costumes, seus valores e seu modo de vida. Dessa mistura é que nasce um individuo que não é branco nem índio, nem tampouco negro, mas que é simplesmente brasileiro. Filhos desse hibridismo e tendo como característica marcante o fato de acolher culturas, nós, brasileiros, deveríamos lidar facilmente com as diferenças. Mas não é exatamente isso que acontece. Sendo as culturas produto de determinados contextos sociais, se determinada cultura é posta em contato com outra, necessariamente, sob pena de ser sufocada, uma delas se adaptará à outra. Adaptar-se é, enfim, sobreviver. Assim, se determinada cultura não lhe serve, então, deverá adaptar-se ou desaparecerá. A escola, por ser o espaço onde se dá o processo de socialização, é o ambiente no qual mais se discute a questão da diversidade – cultural, racial, social. Então, para que este processo aconteça é necessário o convívio multicultural que implica no respeito aos valores do outro.

Curso de Antropologia Geral e o Debate Multicultural

Fátima Damiani
Enviado por Fátima Damiani em 31/10/2017
Código do texto: T6157891
Classificação de conteúdo: seguro
Copyright © 2017. Todos os direitos reservados.
Você não pode copiar, exibir, distribuir, executar, criar obras derivadas nem fazer uso comercial desta obra sem a devida permissão do autor.