A Pluralidade Cultural deve ser respeitada!

O multiculturalismo compreende uma área de conhecimento que procura abordar os temas da discriminação e das desigualdades sociais. Uma das bandeiras do movimento multicultural está em garantir a preservação e a legitimidade das mais diversas manifestações culturais. Por outro lado, o movimento expressa uma preocupação generalizada com a possibilidade de homogeneização das culturas, sobretudo da cultura ocidental em relação às outras. Nesse sentido, ocorre perguntar: existe um caminho possível para que coexistam culturas com valores diferentes do ponto de vista global? Dê sua opinião. Contribua para a construção de saberes sobre o debate multicultural.

A Pluralidade Cultural deve ser respeitada!

INTERAÇÃO:

Quando o tema multiculturalismo, aparece, está sempre associado a tolerância, pois é impossível discutir diferentes culturas sem tolerar a diferença existente entre as mesmas. Por isso afirmo que o único caminho viável para a existência da diversidade cultural é o respeito mutuo.Na medida em que a sociedade se desenvolve, as culturas vão se diluindo por influências diversas como globalização, tecnologias e má disseminação do multiculturalismo. Pode- se entender que o capitalismo influência de forma negativa o multiculturalismo Muitas vezes as diferenças culturais em nossa sociedade emergem como problemas, pois as diferenças de hábitos, visões de mundo e valores não são aceitos de forma “igualitária” por todos. “Isto é, não deveríamos falar em “diferenças”, mas em diversidade” ou pluralidade cultural, uma vez que todos somos seres humanos. Podemos trilhar caminhos, para que o multiculturalismo seja uma realidade, e que culturas distintas, vivam juntas, de maneira respeitosa e harmônica. Enriquecendo uma as outras, com suas particularidades.

Curso de Antropologia Geral e o Debate Multicultural

Fátima Damiani
Enviado por Fátima Damiani em 30/10/2017
Reeditado em 30/10/2017
Código do texto: T6157869
Classificação de conteúdo: seguro
Copyright © 2017. Todos os direitos reservados.
Você não pode copiar, exibir, distribuir, executar, criar obras derivadas nem fazer uso comercial desta obra sem a devida permissão do autor.