Precisamos de acesso e efetivação das NTICS!
A avaliação deve ser vista de maneira contínua e sistemática, para que implique em bons resultados, uma visão nova, construtiva. A avaliação da aprendizagem é um processo sistemático, contínuo e integral, destinado a determinar até que ponto os objetivos educacionais foram alcançados. Percebe-se então, que os alunos não se negam a ler, mas querem o que lhes de prazer e tenham interesse naquele momento.
As ferramentas tecnológicas ate ocupam espaços nas escolas, não em grande quantidade e qualidade, mas já há esse aparato para a sustentabilidade do professor nas salas de Informáticas.
Mas, infelizmente ainda há muito que se mudar com certeza, desde o acesso ate a autonomia e facilidade em lidar com essas Novas Ferramentas Tecnologias. Falta nos garantir o acesso às novas tecnologias de informação e comunicação na educação nas instituições escolares. Precisamos de garantia e acesso as Novas Tecnologias de Informação e Comunicação nas Escolas! Escrevo e falo isso com propriedade de causa, pois já realizei vários cursos sobre as NTICS e presenciei esta situação em sala de aula com os alunos, pois muita das vezes o acesso não esta disponível ou muitas vezes esta negado tanto para os professores como para os alunos. Porque existem essas Tecnologias somente em Salas de Informáticas, o que nos dificulta o trabalho, pois o espaço e o acesso não esta totalmente garantido. Portanto, quem comanda essa Sala de Informática não tem a devida capacitação para ser um professor auxiliar naquele momento do processo de ensino e aprendizagem, para que possa ser socializado o conhecimento e que haja realmente uma inclusão e construção de conhecimentos por parte dos alunos. Enquanto não mudar essa característica, o ensino não tende a tomar outro patamar de conhecimentos e de desenvolvimentos.
Ficara estagnado pelo menos dentro da Instituição Escolar!
Curso Entre Letras: a formação do profissional de Língua Portuguesa